Arrascaeta em ação pelo Flamengo (Foto: Gilvan de Souza/CRF)
Neste domingo, 3 de novembro, o Brasil vai parar para assistir ao primeiro jogo da final da mais importante e valiosa competição de mata-mata do futebol nacional, a Copa do Brasil. Após se destacarem na América do Sul nos últimos anos, Flamengo e Atlético-MG se reencontram em uma final nacional, dois anos depois da Supercopa do Brasil de 2022, quando o Galo levou a melhor nos pênaltis após um emocionante empate por 2 a 2 no tempo regulamentar.
O Rubro-Negro, que teve uma temporada cheia de altos e baixos, concentra suas esperanças na Copa do Brasil, buscando assegurar pelo menos um título de relevância em 2024. Por sua vez, o Galo tem se mostrado forte nos mata-matas e pode conquistar uma dobradinha histórica neste ano, uma vez que também está na final da Copa Libertadores.
Conforme a pesquisa realizada pelo portal oGol, que se especializa em análises de confrontos e estatísticas do futebol, Flamengo e Atlético-MG já se enfrentaram em 88 ocasiões, considerando todas as competições profissionais masculinas. O histórico desse embate é bastante equilibrado, com 35 triunfos para os rubro-negros, 33 para os alvinegros e 20 empates registrados entre as duas equipes.
Dada sua relevância, o futuro da partida foi analisado por Luiz Filho, um vidente que compartilha suas previsões em seu canal Renascer das Cartas no YouTube. Segundo as cartas do oráculo, o Flamengo, sob a direção de Filipe Luís, deverá impor pressão sobre o Atlético-MG, comandado pelo técnico argentino Gabriel Milito.
-O Flamengo tem a carta do Imperador, que representa a carta do Domínio, da posse de bola. É a carta de pressão, ou seja, o Flamengo irá pressionar o Atlético-MG. O clube sabe da responsabilidade desse primeiro jogo, vai acontecer uma mobilização grande. A carta do Imperador também destaca o setor defensivo, ela é uma carta de ataque, mas de defesa ao mesmo tempo, disse Luiz Filho.
-Já o Atlético-MG vai vir venenoso. É a carta do Diabo, uma carta boa para o jogo. Pode fazer você se mobilizar, se arriscar. Também tem a carta do Cavaleiro de Paus, que significa intensidade. Vejo rápidos contra-ataques do Atlético. É um jogo que vai exigir muita maturidade, mas será pegado, podemos ter cartões. Percebo que as cartas do Flamengo estão melhores, finalizou.
A equipe do Rubro-Negro chega à fase final da temporada bastante desgastada por lesões. Pedro, Everton Cebolinha e Matías Viña sofreram sérias lesões e só devem voltar aos campos em 2025. Por outro lado, Luiz Araújo, De La Cruz e Carlinhos também estão lesionados e serão ausências confirmadas neste jogo. A lista de ausências do elenco de Filipe Luís inclui ainda o volante Pulgar e o atacante Bruno Henrique, ambos suspensos.
Provável escalação do Flamengo: Rossi; Wesley, Léo Ortiz, Léo Pereira, Alex Sandro (Ayrton Lucas); Evertton Araújo, Carlos Alcaraz, Gerson e Arrascaeta; Plata (Michael), Gabriel Barbosa.
Dirigido por Diego Milito, o Galo se prepara para a primeira partida da final da Copa do Brasil com um número de ausências significativamente menor do que o de seu rival. Deyverson, protagonista alvinegro nas quartas e semifinais da Libertadores, não pode jogar pelo clube nesta competição, pois já jogou pelo Cuiabá. O mesmo se aplica ao volante Fausto Vera, ex-Corinthians. Bernard e Cadu, com lesões, completam a lista de ausências do Galo.
Provável escalação do Atlético-MG: Everson; Lyanco, Battaglia, Júnior Alonso; Gustavo Scarpa, Otávio, Alan Franco, Igor Gomes, Guilherme Arana; Hulk, Paulinho.
A situação de Allan no Flamengo ganhou um novo capítulo nos bastidores, e pode culminar…
A arbitragem nos jogos do Palmeiras voltou a ser alvo de questionamentos, após a repercussão…
Clima de decisão no Maracanã: às vésperas do duelo entre líder e vice do Brasileirão,…
Resumo do dia: O Flamengo acelera o planejamento do elenco para 2026, reavalia opções no…
Após a saída de Rosana Augusto anunciada na quinta-feira (16 de outubro), o Flamengo virou…
A Globo enfrentou críticas após o Upfront 2026, realizado na segunda-feira (13 de outubro), por…