Flamengo

Flamengo: veja atualização sobre estádio do clube

A nova diretoria, encabeçada pelo presidente Luiz Eduardo Baptista, deu os primeiros passos no planejamento para a construção do estádio do Flamengo. Bap quer levantar um novo estudo de viabilidade e também debates com a Prefeitura do Rio de Janeiro sobre o prazo de construção, fato que pode alterar a data da inauguração, anteriormente estipulada para 15 de novembro de 2025, aniversário de 134 anos do Mais Querido.

Quando tomou posse da presidência do Flamengo em dezembro do ano passado, o novo mandatário acusou a antiga gestão de não ter feito um estudo sobre a viabilidade financeira-econômica para a construção do estádio.

“A discussão do estádio ficou contaminada no processo eleitoral. Não existe um estudo de viabilidade financeiro-econômica até agora. Ninguém constrói do zero sem um estudo desse, e no Flamengo não é diferente. Esse é o projeto da vida do clube”, relatou.

Neste ano, Bap contratou a Fundação Getúlio Vargas (FGV) para dar cabo dessa tarefa. Com o auxílio da FGV Projetos, a assessoria técnica fará o desenvolvimento de ações nas áreas de economia e finanças, gestão e administração, e políticas públicas.

A gestão de Rodolfo Landim apontou para as necessidades de um investimento total de 1,93 bilhão de reais e uma arrecadação de 1,5 bilhão de reais com naming rights para a realização das obras.

Outro ponto que a diretoria de Luiz Eduardo Baptista vai atacar é o debate com a Prefeitura do Rio de Janeiro. Com o novo estudo de viabilidade em mãos, o Flamengo quer alinhar com o governo todo os prazos para a finalização do estádio.

Com o edital do leilão do terreno no Gasômetro, ficou estabelecido que o projeto precisa ser apresentado em até 18 meses, após a assinatura do Termo de Promessa de Compra, feita em agosto de 2024. A partir daí, o Rubro-Negro precisa levantar o estádio em 36 meses.

O prazo pode não ser cumprido e por isso há o interesse no debate. A nova diretoria ainda não está ciente de todos os pormenores administrativos, como por exemplo o quanto existe em caixa. Portanto, prega cautela no andamento do projeto, mas afirma que a obra sairá.

“Vamos fazer o estádio, mas não será à custa da performance esportiva, como aconteceu com o São Paulo, ou endividamento brutal, como o que aconteceu com o Corinthians. Nós não vamos cometer os mesmos equívocos. Vamos construir o estádio no ritmo que o caixa permitir. Vamos continuar com o nível de performance esportiva e não vamos endividar o clube a ponto de ter que virar SAF. Se for (viável) em quatro anos, será em quatro anos. Se for em cinco, será em cinco”, disse Bap no dia da posse.

Marco Menezes

Recent Posts

Diretoria do São Paulo fecha contrato até 2028

A diretoria do São Paulo não perdeu tempo e agiu para proteger uma de suas…

27 minutos ago

Veja a probabilidade do Flamengo ser campeão do Brasileirão

A campanha consistente do Flamengo no Campeonato Brasileiro de 2025 começa a refletir também nos…

57 minutos ago

A declaração de Samuel Lino sobre o gramado do Maracanã

Logo em sua primeira coletiva após estrear com a camisa do Flamengo, Samuel Lino chamou…

1 hora ago

José Boto pede desculpas a torcida do Flamengo

Durante a apresentação oficial do atacante Samuel Lino, o diretor de futebol do Flamengo, José…

2 horas ago

Flamengo: a declaração de Jorge Sampaoli direcionada a Wesley

A transferência de Wesley para a Roma, por impressionantes R$ 163 milhões, segue repercutindo dentro…

2 horas ago

Sport x Bahia: inteligência artificial crava resultado do jogo

O Sport vai enfrentar o Bahia, na tarde deste sábado, em partida válida pela 18ª…

3 horas ago