Botafogo

Veja os bastidores do acerto entre Botafogo e Renato Paiva

O Botafogo definiu seu novo treinador após uma longa busca de 55 dias. A decisão foi tomada em uma reunião realizada na tarde de quinta-feira (27 de fevereiro), quando John Textor, dono da SAF do clube, encontrou-se com Renato Paiva em um hotel no Rio de Janeiro. O técnico português foi escolhido para comandar a equipe, encerrando o período de indefinição no comando técnico do Alvinegro.

A possibilidade de Renato Paiva assumir o Botafogo surgiu inicialmente em janeiro, quando seu nome foi oferecido a John Textor por um intermediário. No entanto, o empresário norte-americano optou por explorar outras alternativas antes de tomar uma decisão definitiva. Entre os treinadores considerados estavam Tite, Roberto Mancini e Hernán Crespo, mas nenhuma das negociações avançou. Com a escassez de opções no mercado, o nome de Paiva voltou a ganhar força nos últimos dias.

A reunião entre Textor e o treinador português durou menos de duas horas. Durante o encontro, Paiva apresentou suas ideias de jogo, que priorizam um futebol ofensivo, característica alinhada ao que Textor busca para o clube. Além disso, o dirigente ressaltou a experiência do técnico na base do Benfica como um fator positivo para o desenvolvimento do elenco botafoguense.

A comunicação entre os dois foi facilitada pelo fato de Renato Paiva ser fluente em inglês e espanhol, o que, segundo Textor, contribuirá para a interação diária com jogadores e demais membros da equipe técnica. Logo após a conversa, as questões contratuais foram finalizadas, e o acordo foi oficializado.

O treinador assinou contrato até dezembro de 2026 e será apresentado oficialmente nesta sexta-feira (28 de fevereiro). Antes de aceitar o desafio no Botafogo, Renato Paiva teve passagens pelo Toluca, do México, Bahia, León, Independiente del Valle e Benfica B. Seu histórico inclui experiências no desenvolvimento de jogadores e na implementação de um estilo de jogo dinâmico.

John Textor enfatizou que a escolha do novo comandante se baseou na necessidade de encontrar um profissional alinhado ao que ele chama de “Botafogo way” – um modelo de jogo inteligente, técnico e veloz. Com a chegada de Paiva, o clube espera retomar o caminho das vitórias e consolidar um estilo de jogo que reflita as ambições da gestão para os próximos anos.

Matheus Felipe

Recent Posts

Copa do Mundo de Futebol de Areia: Brasil atropela Omã e já conhece adversário das quartas

Com uma atuação imponente, a seleção brasileira de futebol de areia goleou Omã por 11…

6 horas ago

Boca Juniors deve ter desfalque de peso para disputa do Super Mundial

O Boca Juniors enfrenta um problema significativo às vésperas da Copa do Mundo de Clubes.…

6 horas ago

Cleber Xavier define prioridades para melhorias do Santos

Com uma rara semana livre para treinamentos, o técnico Cleber Xavier aproveita o período para…

6 horas ago

Grêmio emite nota oficial sobre a Arena

Na tarde desta terça-feira (06), o Grêmio divulgou uma nota oficial em seu site com…

6 horas ago

Tribunal Arbitral do Esporte toma decisão importante sobre grupo do Flamengo no Mundial de Clubes

O Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) rejeitou nesta terça-feira (06) os recursos apresentados por León,…

6 horas ago

Saiba o que o Fluminense precisa para se classificar antecipadamente na Sul-Americana

O Fluminense terá um desafio importante nesta quinta-feira (08 de maio), às 21h30 (horário de…

6 horas ago