Elenco do São Paulo (Foto: Reprodução/Instagram)
A diretoria do São Paulo entende que o elenco está fechado para o início do Campeonato Brasileiro e da Conmebol Libertadores. Apesar da possibilidade de utilizar a janela dos estaduais, que vai até 11 de abril, o clube não pretende fazer novas contratações neste momento e confia no grupo atual para as competições.
O Tricolor encerrou sua participação no Campeonato Paulista com eliminação na semifinal para o Palmeiras, em um jogo que gerou protestos da equipe contra a arbitragem devido ao pênalti que resultou no único gol da partida. Apesar da queda, a avaliação interna é de que houve evolução na reta final do torneio, principalmente com a adoção do esquema de três zagueiros implementado pelo técnico Luis Zubeldía. A diretoria entende que a equipe mostrou solidez defensiva e crescimento tático, fatores que dão segurança para a continuidade da temporada.
No início do ano, o São Paulo trouxe quatro reforços para compor o elenco: o meia Oscar, o lateral-direito Cédric e os laterais-esquerdos Enzo Díaz e Wendell. Os três primeiros já são titulares na equipe e foram importantes nos jogos recentes. A diretoria considera que o grupo tem boas opções em todos os setores, embora o técnico Luis Zubeldía tenha sofrido um desfalque significativo na reta final do Paulista.
Durante a fase de grupos do estadual, o volante Pablo Maia, peça-chave no meio-campo, sofreu uma lesão no tornozelo e ficará afastado por alguns meses. Para suprir a ausência do jogador, Zubeldía deve recorrer a opções já disponíveis no elenco, como Marcos Antônio e Bobadilla. Internamente, a diretoria acredita que há peças suficientes para manter a competitividade, mesmo com a perda do titular.
A expectativa é que o São Paulo volte ao mercado apenas no meio do ano. A primeira janela de transferências será entre os dias 2 e 10 de junho. Inicialmente, esse período foi criado pela Fifa para clubes que disputarão o Mundial de Clubes em julho, mas a CBF deve liberar para todas as equipes do país.
Até lá, o São Paulo terá 11 rodadas do Campeonato Brasileiro e toda a fase de grupos da Libertadores, período em que a comissão técnica terá a chance de avaliar melhor o elenco e identificar eventuais necessidades de reposição.
Depois disso, está prevista a 12ª rodada do Campeonato Brasileiro antes da pausa para a disputa do Mundial de Clubes, que contará com Palmeiras, Flamengo, Fluminense e Botafogo.
A segunda janela do meio do ano será aberta no dia 10 de julho, antes da retomada do Brasileirão no dia 13. Esse período deve ser o mais movimentado para o São Paulo, que poderá buscar reforços de acordo com o desempenho da equipe nas competições e eventuais saídas de jogadores.
A vitória do Bayern de Munique sobre o Flamengo pelas oitavas de final da Copa…
Peça fundamental no elenco do Flamengo desde sua chegada, Giorgian De Arrascaeta segue no centro…
Domènec Torrent, atualmente técnico do Monterrey, utilizou sua experiência como ex-comandante do Flamengo para analisar…
A possível saída de Wesley já mobiliza os bastidores do Flamengo. Após o encerramento da…
O Flamengo, com aval de Filipe Luís, avança nos contatos para definir o futuro de…
Classificado para as quartas de final da Copa do Mundo de Clubes após eliminar a…