Renato Paiva em ação pelo Botafogo em 2025 (Foto: Vitor Silva/Botafogo)
O Botafogo iniciou sua trajetória no Campeonato Brasileiro 2025 com um empate sem gols diante do Palmeiras, no Allianz Parque, na tarde deste domingo (30). Contudo, o descontentamento com o resultado é antagônico à satisfação do técnico Renato Paiva com a atitude de seus jogadores e desempenho da equipe diante de um dos postulantes ao título da competição.
“Não estou satisfeito com o resultado, mas, de fato, tenho certeza que volta a se confirmar que é um grupo de campeões. Em vários momentos houve demonstrações de talento. Não só talento técnico, mas tático. Mas também no honrar esse escudo. Foi assim que eles ganharam os títulos e assim que vão continuar ganhando. Voltou o Botafogo que honra os torcedores”, disse em coletiva de imprensa.
A avaliação positiva parte especialmente da sólida organização defensiva do Glorioso, que criou boas oportunidades de gol, embora não tenha conseguido convertê-las. O meio-campo formado por Gregore, Marlon Freitas e Patrick de Paula deu frutos e foi um dos destaques, contribuindo para a consistência tática da equipe.
O técnico explicou que escalação se baseou no que tinha de melhor à disposição dentre características, qualidade e condicionamento físico. “A minha responsabilidade como treinador é colocar os melhores, que neste momento dão mais garantia. Esses onze eram os que davam garantias”.
O atual campeão brasileiro apresentou um desempenho sólido no primeiro tempo, criando chances significativas. O atacante Igor Jesus teve uma oportunidade clara aos 28 minutos, mas parou em uma defesa crucial do goleiro Weverton. O Palmeiras, por sua vez, encontrou dificuldades para articular jogadas ofensivas na etapa inicial.
O Botafogo conseguiu as primeiras chegadas da partida, com Igor Jesus e Patrick de Paula. Aos 14 minutos, o atacante alvinegro bateu cruzado, a bola desviou, e Weverton quase se complicou ao rebater para o meio da área, mas conseguiu se recuperar a tempo. O lance do meio-campista ocorreu pouco depois, aos 22′, quando aproveitou a sobra na entrada da área para bater de primeira e passar rente à trave.
O segundo tempo iniciou nos mesmos moldes da primeira etapa, com superioridade do Botafogo, que empilhou chances. As mudanças de Abel Ferreira deram resultados e mudaram o cenário a partir dos 20 minutos da etapa final. O Verdão melhorou sua postura ofensiva e teve a melhor oportunidade da partida nos minutos finais. O atacante Flaco López, que entrou no lugar de Vitor Roque aos 78 minutos, desperdiçou uma oportunidade clara de gol, chutando para fora em um lance cara a cara com o goleiro John.
Recém-chegado ao comando do São Paulo, Hernán Crespo já tem data marcada para sua estreia:…
Mais um duelo de gigantes na Copa do Mundo de Clubes da FIFA. Nesse sentido,…
O futuro de Gerson, volante do Flamengo, ganhou contornos delicados fora das quatro linhas. A…
A vitória do Bayern de Munique sobre o Flamengo pelas oitavas de final da Copa…
Peça fundamental no elenco do Flamengo desde sua chegada, Giorgian De Arrascaeta segue no centro…
Domènec Torrent, atualmente técnico do Monterrey, utilizou sua experiência como ex-comandante do Flamengo para analisar…