maurício lemos pelo vasco (foto: reprodução/vasco)
O Vasco segue com dificuldades para contar com o zagueiro Maurício Lemos no seu elenco principal. Atualmente, o defensor uruguaio enfrenta o processo de recuperação de uma fratura no 12º arco costal, uma lesão que demanda cuidados específicos e que, até o momento, ainda o mantém fora de combate.
A contusão ocorreu em 8 de abril, durante a vitória contra o Puerto Cabello, pela Copa Sul-Americana. Desde então, o jogador tem seguido um rigoroso protocolo de recuperação. Como a região lesionada não pode ser imobilizada, o tratamento consiste precipuamente na administração de medicamentos analgésicos, fisioterapia para estimular a consolidação óssea e sessões terapêuticas para controle da dor.
Aliás, Lemos também realiza exercícios de expansão torácica, a fim de dessensibilizar a área afetada e, ao mesmo tempo, manter o condicionamento físico e a força muscular. Sob os cuidados do Departamento de Saúde e Performance (DESP), comandado pelo médico Gustavo Caldeira, o zagueiro permanece realizando atividades internas na academia do clube, sem previsão para retomar os treinamentos em campo.
Até a sexta-feira (25), Maurício Lemos ainda não havia sido liberado para treinar com o restante do elenco. A liberação do jogador, de acordo com o Cruz-Maltino, ocorrerá somente quando ele estiver confortável em relação às dores.
Assim sendo, Lemos já está confirmado como desfalque para o jogo contra o Cruzeiro, que ocorrerá neste domingo (27), às 18h30, no Parque do Sabiá, em Uberlândia. Será a quarta partida consecutiva em que o zagueiro não poderá atuar.
Apesar da ausência do uruguaio, o sistema defensivo do Vasco demonstrou eficiência recente. Sobretudo com Lucas Freitas substituindo Lemos, a equipe conseguiu não sofrer gols em confrontos importantes contra Flamengo e Lanús.
Contudo, a ausência prolongada de Lemos aumenta a necessidade do clube reforçar seu setor defensivo. De acordo com informações, o Vasco avalia a contratação de um novo zagueiro para o segundo semestre. Entre os nomes especulados, Balbuena foi anteriormente sondado e poderá voltar ao radar vascaíno.
Enquanto isso, Fábio Carille deve escalar força máxima para encarar o Cruzeiro, repetindo a base titular dos últimos compromissos. A formação prevista é: Léo Jardim; Paulo Henrique, João Victor, Lucas Freitas, Lucas Piton; Hugo Moura, Jair, Philippe Coutinho; Nuno Moreira, Rayan e Pablo Vegetti.
Vale destacar que o Vasco adota uma abordagem cautelosa em relação ao retorno dos seus atletas lesionados. Em 2023, o clube se destacou como uma das equipes da Série A com o menor número de baixas médicas, o que reforça a filosofia do DESP em priorizar a recuperação plena dos jogadores.
Conforme o exemplo de Pablo Vegetti, que também sofreu uma lesão semelhante na costela no início do ano passado, o clube evitou acelerar processos de recuperação, preferindo resguardar a saúde dos atletas. Ainda que haja pressão natural para fortalecer o elenco, o Vasco atua com prudência, priorizando o planejamento a longo prazo.
Ricardo Rocha, campeão mundial com a Seleção Brasileira em 1994, foi enfático ao apontar o…
O vidente Luiz Filho, do canal Renascer das Cartas, analisou com exclusividade, através do tarô,…
Mesmo em boa fase pelo Flamengo, Pedro ainda não convence como nome certo na seleção…
Luiz Filho, vidente do canal Renascer das Cartas, revelou suas previsões sobre o confronto entre…
CSA e Grêmio se enfrentam nesta quarta-feira (30 de abril), às 21h30 (horário de Brasília),…
O vidente Luiz Filho, do canal Renascer das Cartas, lançou suas cartas para o duelo…