Corinthians

Histórico de Dorival Jr em estreias preocupa torcida do Corinthians; veja

A chegada de Dorival Júnior ao Corinthians marca mais um capítulo em sua longa trajetória no futebol brasileiro. Contratado após a goleada por 4 a 0 sofrida diante do Flamengo, o treinador foi anunciado oficialmente nesta terça-feira (29) e, ainda no mesmo dia, comandou sua primeira atividade em campo.

Entretanto, a chegada ao Corinthians também reacende um ponto específico do currículo do treinador: o desempenho em suas estreias. Nos últimos cinco compromissos inaugurais por clubes diferentes, Dorival conquistou apenas duas vitórias. As outras apresentações iniciais terminaram com empates ou derrotas, revelando um histórico de oscilação em começos de ciclo.

Em 2018, quando assumiu o Flamengo, empatou sem gols com o Bahia, em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro. Dois anos depois, em 2020, liderou o Athletico-PR num torneio amistoso na Argentina e ficou no 2 a 2 diante do Racing, sendo eliminado nos pênaltis. Já em 2022, teve um início animador pelo Ceará ao bater o Independiente por 2 a 1 fora de casa, pela Copa Sul-Americana, em um confronto que animou os torcedores nordestinos.

Ainda em 2022, durante sua terceira passagem pelo Flamengo, Dorival reencontrou dificuldades na reestreia, sendo superado por 3 a 1 pelo Internacional, no Beira-Rio, pelo Brasileirão. Apesar do revés, a trajetória posterior foi positiva e resultou em dois títulos: da Copa do Brasil e da Libertadores.

Por fim, em 2023, à frente do São Paulo, ele teve sua melhor estreia recente ao aplicar 3 a 0 sobre o América-MG, também pelo campeonato nacional. A vitória no MorumBis o colocou como o primeiro técnico a vencer uma estreia pelo clube paulista em oito anos.

Dessa forma, o novo técnico do Corinthians inicia sua caminhada cercado de expectativa, mas também sob um retrospecto inicial que inspira cautela. “Espero deixar o meu melhor para todos”, afirmou o treinador ao se apresentar ao clube.

Primeiro trabalho no CT

Durante a atividade, Dorival trabalhou aspectos táticos e exercícios de posse de bola, acompanhado de perto pelo executivo Fabinho Soldado, responsável direto pela negociação. O comandante assinou contrato até o fim de 2026 e estreia no comando do clube nesta quarta-feira (30 de abril), às 21h30 (horário de Brasília), contra o Novorizontino, pela terceira fase da Copa do Brasil.

Embora o foco inicial esteja em ajustes imediatos e na montagem de um time competitivo, Dorival já tem pela frente o desafio de iniciar seu trabalho com resultado positivo, algo que só alcançou em duas de suas cinco últimas estreias por equipes diferentes.

Ana Teixeira

Recent Posts

Saiba o real motivo do afastamento de Dudu no Cruzeiro

O ambiente no Cruzeiro sofreu forte abalo após a derrota para o Palestino, no Chile,…

4 minutos ago

Vai poupar? Flamengo define planejamento para estreia da Copa do Brasil

O Flamengo está atento ao desgaste físico de seu elenco e já iniciou o planejamento…

9 minutos ago

A declaração de Gabriel Xavier, do Bahia, após retornar de lesão

O zagueiro Gabriel Xavier voltou a ficar à disposição no Bahia após um período de…

14 minutos ago

Atlético-MG: veja o que falta para a inauguração da Arena MRV

O Atlético-MG está nos preparativos finais para a reabertura da Arena MRV, que passará a…

19 minutos ago

Flamengo define estratégia para brigar por títulos

O Flamengo vive um momento de otimismo moderado na temporada de 2025. Apesar das conquistas…

24 minutos ago

Saiba quanto o Cruzeiro ainda deve a jogadores

O Cruzeiro encerrou o ano de 2024 com um comprometimento financeiro expressivo: mais de R$…

29 minutos ago