Vasco

Fábio Carille, Felipe, Jorginho, Renato Gaúcho, Cristóvão Borges, Álvaro Pacheco, Rafael Paiva, Fernando Diniz, Luís Castro: Vasco não segura treinador há 10 anos

O Vasco da Gama enfrenta, há quase uma década, uma crise estrutural que vai muito além das quatro linhas. Nesta quinta-feira (1º), às 16h, o time encara o Operário-PR pela terceira fase da Copa Betano do Brasil, no Estádio Germano Krüger. No entanto, o foco fora de campo também chama atenção: a constante troca de treinadores. A saída de Fábio Carille, no último domingo (27), escancarou mais uma vez o problema de continuidade no comando técnico do Cruzmaltino.

Números que revelam o caos

A demissão de Carille após pouco mais de quatro meses marca a 49ª troca de técnico desde 2003, início da era dos pontos corridos no Brasileirão. Cabe ressaltar que o último treinador a completar uma temporada no clube foi Jorginho, entre 2015 e 2016. Mesmo com o rebaixamento em 2015, ele conquistou o Carioca no ano seguinte, com um bom aproveitamento de 60%.

Além disso, apenas Renato Gaúcho (2005 a 2007) e Cristóvão Borges (2011 a 2012) superaram um ano no cargo desde então. Sendo assim, a média de permanência dos técnicos em São Januário caiu para preocupantes 5,4 meses, segundo levantamento do ge.

Um rodízio sem fim e sem resultados

Desde 2023, o Vasco já passou por Rafael Paiva, Álvaro Pacheco e Fábio Carille. Todos com pouco tempo, nenhum com sucesso duradouro. Com isso, Felipe, ex-jogador e ídolo, assume interinamente o time nesta quinta-feira. Apelidado de “Maestro” pela torcida, ele buscará resgatar o mínimo de estabilidade para o grupo.

Falta de continuidade impacta no campo

Desse jeito, o Vasco sofre dentro de campo. A ausência de um projeto técnico duradouro compromete a formação tática da equipe. Trocas constantes dificultam a assimilação de conceitos, atrapalham o desenvolvimento dos atletas e impedem uma identidade de jogo.

Por isso, a diretoria precisa repensar o modelo de gestão. Vale destacar: nenhuma ideia prospera sem tempo. E no futebol, tempo é o bem mais valioso que o Vasco não tem dado a seus treinadores.

Leandro Cardoso

Recent Posts

Cria do Flamengo entra na mira de clube da França

O Paris FC, que conquistou o acesso à primeira divisão do futebol francês, analisa a…

1 hora ago

Jornalista aprova contratação de ídolo do Palmeiras pelo Flamengo

Desde que chegou ao Flamengo, em dezembro de 2020, Pedro viveu diferentes momentos no clube.…

1 hora ago

Venda de Wesley para Europa pode envolver mais de um clube; entenda

A Roma intensificou as negociações para contratar o lateral Wesley, do Flamengo, e explora uma…

2 horas ago

Jogador que atua na Europa posta foto com uniforme do Flamengo

Durante suas férias no Rio de Janeiro, o lateral-esquerdo Nuno Tavares, da Lazio, chamou atenção…

2 horas ago

Palmeiras X Chelsea palpites e odds de apostas para o Mundial de Clubes – 04/07

Nesta sexta-feira, 4 de julho, mais um brasileiro briga por vaga na semifinal do Mundial…

2 horas ago

Clássico entre Flamengo x Santos pelo Brasileirão pode ser disputado em estádio alternativo

O confronto entre Flamengo e Santos pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro está prestes a…

3 horas ago