São Paulo

Zubeldía aparece na cola de Rogério Ceni no São Paulo

O São Paulo tem dado cada vez mais protagonismo aos atletas revelados pelas categorias de base, e essa diretriz ganhou ainda mais força com a chegada de Luis Zubeldía. Desde que assumiu o comando da equipe, o técnico argentino promoveu 27 jogadores formados em Cotia, o que representa 47% dos 57 atletas convocados por ele até o momento.

Essa estatística coloca o treinador como o segundo que mais utilizou jovens formados no clube desde 2022, ficando atrás apenas de Rogério Ceni, que relacionou 37 jogadores da base em seu período à frente da equipe.

A estratégia adotada por Zubeldía não apenas evidencia a confiança no trabalho desenvolvido nas divisões inferiores, mas também revela um alinhamento com o planejamento institucional do clube. A forte presença de jovens no elenco é, segundo o próprio treinador, resultado direto de uma metodologia bem estruturada:

“Sou um dos treinadores que trabalhou com mais jovens no futebol sul-americano. Isso é planejamento”, destacou o comandante.

Desempenho e números dos atletas promovidos

Entre os nomes mais presentes nas escalações recentes estão Lucas Ferreira, Matheus Alves, Ryan Francisco e Rodriguinho. O primeiro, inclusive, lidera em número de partidas em 2025, com 19 atuações.

Na sequência, aparecem Matheus Alves com 14 jogos, Ryan Francisco com 11 e Rodriguinho com 8. Outros atletas como William Gomes, Liziero, Moreira e Patryck Lanza também vêm sendo utilizados com frequência, conforme a necessidade do elenco principal, sobretudo em momentos de desfalques.

Henrique Carmo, atacante do sub-20, figura entre as últimas novidades promovidas. O jogador foi relacionado pela primeira vez recentemente e pode ganhar espaço nos próximos compromissos, como no duelo contra o Talleres, marcado para terça-feira (27), às 19h, pela última rodada da fase de grupos da Libertadores.

Comparativo com ex-treinadores

Considerando os treinadores recentes do São Paulo, os números de Zubeldía o colocam à frente de nomes como Dorival Júnior, que em 2023 relacionou 23 atletas formados no clube em um universo de 45 convocados (51,11%), e de Thiago Carpini, que utilizou 14 jogadores oriundos da base em 2024, em meio a 37 relacionados (37,84%).

Já Milton Cruz, em passagem breve com apenas uma partida, chegou a relacionar sete jovens (30,44%).

Ainda que a proporção utilizada por Dorival tenha sido ligeiramente maior, o volume total de atletas promovidos por Zubeldía ressalta sua consistência nesse aspecto. Afinal, o número absoluto é expressivo, sobretudo considerando o curto período à frente do clube – iniciado em abril de 2024.

Filosofia consolidada e respaldo interno

Desde sua chegada ao Morumbis, Zubeldía tem deixado claro que seu critério para utilização dos jovens vai além da necessidade pontual. “Cheguei com o plantel armado. A direção sabe o que penso a respeito dos jovens. Chegará o tempo de usá-los mais, mas dentro do planejamento. Não é usar por usar”, afirmou em entrevista anterior.

O treinador também ressaltou que, apesar de não se considerar um especialista no assunto, sua trajetória tem sido marcada por um trabalho consistente na promoção e consolidação de jovens no elenco profissional.

A decisão de apostar em talentos internos, aliás, vem sendo bem recebida pelos torcedores, que demonstram apoio crescente aos atletas formados no clube. Esse respaldo externo, aliado à confiança da comissão técnica e da diretoria, tem fortalecido a política de valorização da base como um dos pilares do atual modelo de gestão do São Paulo.

Ana Teixeira

Recent Posts

Site afirma que Flamengo fez contato por jogador do Real Madrid

O Flamengo fez uma consulta recente pela situação de Endrick, atacante do Real Madrid, visando…

9 horas ago

Flamengo garante lucro recorde ao Fortaleza em 2025

O Fortaleza superou o Flamengo por 1 a 0 nesse sábado (25), na Arena Castelão,…

9 horas ago

Site expõe flagra de Léo Pereira e Karoline Lima juntos

A influenciadora Karoline Lima e o zagueiro Léo Pereira, do Flamengo, voltaram a ser assunto…

10 horas ago

Brasileirão: veja todos os cenários possíveis para o Flamengo após Palmeiras x Cruzeiro

O Flamengo perdeu para o Fortaleza por 1 a 0, na noite de sábado (25),…

10 horas ago

Ministério Público toma decisão sobre absolvição de réus do incêndio no Ninho do Urubu

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP-RJ) recorreu da decisão da Justiça…

11 horas ago

Imprensa internacional repercute derrota do Flamengo para o Fortaleza

O Flamengo perdeu por 1 a 0 para o Fortaleza, na Arena Castelão, pelo Brasileirão,…

11 horas ago