Bandeira do São Paulo no Morumbis em 2024 (Foto: Reprodução/São Paulo)
O São Paulo se pronunciou oficialmente na tarde desta quarta-feira (28), após o volante Damián Bobadilla ter sido acusado de xenofobia por Miguel Navarro, jogador do Talleres, durante partida válida pela Libertadores. A nota foi divulgada com o objetivo de reafirmar os princípios do clube em relação ao respeito, igualdade e inclusão dentro e fora de campo.
Segundo a manifestação, o clube assegura estar acompanhando a apuração dos fatos de maneira ativa e colaborativa. A instituição também destacou que está à disposição das autoridades competentes para prestar quaisquer esclarecimentos adicionais, reafirmando seu compromisso com a integridade institucional e esportiva. “Providenciaremos medidas educativas que serão conduzidas pela área de compliance”, comunicou o clube.
O episódio ocorreu após uma discussão acalorada entre Bobadilla e Navarro. Conforme relato do atleta argentino, o paraguaio teria proferido ofensas com conotação discriminatória. O jogador do Talleres registrou boletim de ocorrência ainda no estádio Morumbis, enquanto Bobadilla deixou o local antes de ser localizado pela Polícia Militar.
Em resposta, Bobadilla publicou uma mensagem em uma rede social na qual lamentou o ocorrido e explicou que se sentiu ofendido inicialmente. “Acabei reagindo mal em um momento quente do jogo”, disse o volante, afirmando ainda que pretende pedir desculpas pessoalmente a Navarro, caso tenha a oportunidade.
A Conmebol também se manifestou sobre o episódio e abriu um processo disciplinar para apuração dos fatos. Enquanto isso, o delegado Rodrigo Simplicio, da Polícia Civil, anunciou uma entrevista coletiva marcada para às 16h (horário de Brasília), na qual deverá apresentar informações complementares sobre a investigação.
Assim sendo, o caso segue em análise, envolvendo instâncias esportivas e civis, com o São Paulo reiterando seu posicionamento contrário a qualquer forma de intolerância e adotando medidas internas a fim de prevenir novos episódios.
Após um mês de paralisação devido à disputa do Mundial de Clubes, o Santos está…
Ricardo Rocha, campeão mundial em 1994, analisou a crise envolvendo Pedro e Filipe Luís e…
As camisas retrô deixaram de ser apenas peças nostálgicas para colecionadores e torcedores saudosistas. Hoje,…
O torcedor rubro-negro pode começar a sonhar com mais um nome de peso no ataque.…
A partida entre Flamengo e Santos, marcada para esta quarta-feira (16), ganhou contornos de tensão…
O Flamengo está na reta final da preparação para um dos jogos mais importantes da…