Vasco

Vasco consegue reverter punição da FIFA

O Vasco da Gama está novamente autorizado a contratar jogadores após reverter uma punição imposta pela Fifa. A sanção havia sido aplicada por conta de uma dívida com o Nantes, da França, referente à contratação do atacante Adson. O valor pendente, de aproximadamente 3,89 milhões de euros (cerca de R$ 24,7 milhões na cotação atual), motivou o bloqueio nas janelas de transferências. Contudo, a situação foi revertida devido ao fato de o clube estar em processo de recuperação judicial.

Conforme a legislação aplicável ao regime judicial, o clube não poderia realizar pagamentos a credores comuns, salvo exceções previstas. Segundo documentos apresentados à Justiça, a diretoria justificou que os pagamentos aos jogadores do elenco atual — como luvas e premiações — continuam sendo efetuados, pois são classificados como “credores colaboradores”, ou seja, parte da estrutura funcional ativa do clube.

A suspensão do impedimento para registrar atletas foi comunicada oficialmente pela Fifa, que reconheceu o status jurídico do clube. “Tal decisão se baseia no fato de o clube estar em processamento regular de recuperação judicial”, afirmou a entidade, conforme nota publicada pelo próprio Vasco em seus canais oficiais. Assim sendo, o clube passa a ter liberdade para atuar no mercado da bola, inclusive na janela de transferências do meio do ano.

Adson, pivô da questão, havia sido adquirido em janeiro do ano passado por 5 milhões de euros. A variação cambial aumentou o valor da dívida para R$ 31,7 milhões, mesmo com parte do valor já tendo sido paga anteriormente. Enquanto isso, o jogador voltou a treinar com o elenco, ainda que parcialmente.

A liberação surge em momento importante para o planejamento vascaíno, sobretudo após a classificação do time para os playoffs da Sul-Americana. Afinal, reforços são esperados para fortalecer o elenco. Eventualmente, essa retomada pode ser crucial para o desempenho da equipe nas competições nacionais e internacionais.

Por fim, embora o problema com o Nantes tenha sido suspenso, a diretoria ainda precisará lidar com as limitações do regime de recuperação judicial. Assim, qualquer negociação deverá ser avaliada à luz da capacidade financeira real do clube, que segue sob monitoramento judicial.

Paula Silva

Recent Posts

A força comercial do Flamengo é enorme: como melhor explorá-la?

Dois bilhões de reais. Este foi o faturamento do Flamengo em 2025, com todas as…

1 dia ago

Jornalista crava acerto de Lucas Paquetá com o Flamengo

A torcida rubro-negra tem motivos de sobra para comemorar. Depois de semanas de expectativa e…

1 semana ago

Perguntas a fazer aos vendedores antes de comprar um carro de luxo usado no Dubai

Comprar um carro de luxo é emocionante, mas entrar no mundo dos veículos de luxo…

1 semana ago

Experimente o Dubai com o máximo conforto através de carros de luxo com motorista e opções flexíveis de aluguer mensal

Dubai é uma cidade onde cada viagem se transforma em uma experiência de elegância, conforto…

1 semana ago

MC Games tem site totalmente renovado com tecnologia de ponta e novas funcionalidades na Home

A MC Games repaginou a home do seu site, marcando uma fase de modernização completa…

2 semanas ago

PlayBet é a nova patrocinadora máster do ABC Futebol Clube a partir de 2026

A PlayBet, plataforma de jogos online e apostas esportivas pertencente ao C4B Gaming Group, anunciou…

3 semanas ago