São Paulo

São Paulo aposta em inovação no CT para evitar lesões

O São Paulo deu mais um passo no seu processo de modernização estrutural. O clube anunciou a instalação de um novo centro de tecnologia no CT da Barra Funda, com o objetivo de aprimorar o rendimento físico dos atletas e minimizar o risco de lesões. A iniciativa reforça o uso da ciência como aliada no futebol, principalmente no alto nível de exigência das competições atuais.

A nova estrutura recebeu o nome de TecFut, tecnologia que já vinha sendo utilizada anteriormente no centro de treinamento de Cotia, voltado às categorias de base. A aplicação no ambiente do time principal representa uma ampliação da proposta, agora voltada para atletas com demandas físicas ainda mais intensas. O espaço tecnológico foi instalado em uma área próxima à piscina, local tradicionalmente utilizado pelos jogadores para exercícios regenerativos e físicos.

Escudo do São Paulo (Foto: Reprodução/São Paulo)

Segundo o clube, o novo centro é composto por equipamentos modernos, voltados ao monitoramento de desempenho, análise corporal e controle de cargas de treinamento. A ideia é que a ferramenta auxilie o departamento médico e a comissão técnica a tomar decisões mais precisas, tanto na preparação quanto na recuperação dos atletas. Com isso, o São Paulo espera manter seus jogadores disponíveis com maior frequência ao longo da temporada.

O presidente Julio Casares comentou a importância do novo investimento. “É a ciência a favor do esporte. Com esse investimento, acreditamos que o São Paulo dá mais um passo para valorização de nossos atletas e colaboradores”, afirmou o dirigente, ao destacar que o clube tem buscado soluções que integrem inovação e eficiência no seu planejamento.

Aliás, a coordenação do projeto ficou a cargo do médico Eduardo Rauen, especialista em nutrologia e medicina esportiva. Ele também foi responsável pela implantação da estrutura semelhante no CFA Laudo Natel, em Cotia, no ano anterior. Com base nos resultados obtidos nas categorias de base, o departamento de futebol optou por expandir o modelo ao elenco profissional.

A estreia prática da nova estrutura está prevista para ocorrer durante a paralisação das competições por conta da Copa do Mundo de Clubes da FIFA, entre os meses de junho e julho. Assim, o clube pretende aproveitar esse período para integrar totalmente a nova metodologia ao seu dia a dia, visando colher benefícios já no retorno das atividades regulares.

Brenda Cezillo

Recent Posts

Final contra o PSG pode marcar despedida de atacante do Flamengo

O atacante Juninho está próximo de deixar o Flamengo após uma passagem sem grande protagonismo.…

20 horas ago

Flamengo vai disputar final contra Vasco ou o Corinthians em 2026

Campeão brasileiro de 2025, o Flamengo já projeta o início de sua temporada em 2026…

20 horas ago

PSG pode ficar sem três titulares contra o Flamengo

Com expectativa de grande público no Catar, a final da Copa Intercontinental entre Flamengo e…

20 horas ago

Atacante do Flamengo é desejado por dois clubes da Europa

Com vínculo firmado até junho de 2029, o atacante Gonzalo Plata está no centro das…

20 horas ago

Dorival cita Filipe Luís, do Flamengo, após classificação do Corinthians

A chegada do Corinthians à decisão da Copa do Brasil reacendeu debates sobre o tratamento…

21 horas ago

Fifa toma decisão envolvendo partida entre Flamengo e PSG; entenda

Após garantir vaga na decisão do Mundial de Clubes, o Flamengo se prepara para enfrentar…

21 horas ago