Filipe Luís pelo Flamengo (Fotos: Gilvan de Souza/Flamengo)
O Flamengo venceu o Internacional por 3 a 1 no domingo (17 de agosto) pelo Campeonato Brasileiro, resultado que deu moral para a equipe antes do duelo decisivo pela Copa Libertadores. O reencontro está marcado para quarta-feira (20 de agosto), às 21h30 (horário de Brasília), no Beira-Rio, valendo vaga nas quartas de final da competição. O time carioca leva vantagem, já que venceu a ida por 1 a 0 no Maracanã.
O técnico Filipe Luís destacou a estratégia de preservar atletas adotada pelo Internacional no Brasileirão, quando Roger Machado poupou jogadores como Alan Patrick. Apesar disso, o treinador rubro-negro fez questão de enaltecer a qualidade do meia colorado.
“Mas o Alan Patrick é um jogador extraordinário, é um prazer ver ele jogar. Temos que estar atentos aqui. Quando ele tem a bola em seu pé, faz a diferença”.
Na avaliação do comandante do Flamengo, a postura do adversário será ofensiva. Ele ressaltou que o Internacional costuma pressionar e buscar a posse de bola em qualquer circunstância.
“O Inter tem que nos pressionar, não tenho dúvida de que eles vão tentar. O Inter tenta ter a bola, pressionar o adversário, hoje mesmo tentaram e conseguiram criar algumas jogadas de perigo. É uma coisa que não abrem mão”.
Enquanto isso, Roger Machado justificou a escolha de utilizar reservas no Brasileirão. O treinador afirmou que a prioridade foi o duelo decisivo da Libertadores e garantiu confiança na possibilidade de reverter a desvantagem em Porto Alegre.
“Entramos com um time que podia competir. Sabíamos que o jogo seria difícil, mas também sabíamos que quarta-feira é uma final pra gente. Quando vimos que o cenário estava se desenhando com 3×0 contra, aí sim colocamos os titulares pra tentar mudar o panorama. E conseguimos reagir, mostramos outra postura”.
Além das análises sobre o adversário, Filipe Luís também comentou a utilização do espanhol Saúl Ñíguez como volante pela primeira vez. O jogador atuou os 90 minutos diante do Inter no Brasileirão e teve seu desempenho elogiado pelo treinador.
“O Saúl fez grande jogo, excelente jogo. Temos que lembrar que o Saúl, quando pisa no Flamengo, não estava treinando com nenhuma equipe. Estava treinando separado e vinha de férias. Então, até pegar a forma física… Tentei, em alguns jogos, dar minutos para ele recuperar o mais rápido possível”.
O treinador ainda explicou que a função exige entendimento tático e, por isso, preferiu aguardar o momento certo para escalar o atleta.
“Porque muitos jogadores, e ele é um que se lesiona pouco, pegam essa forma mais rápido jogando. E principalmente essa função do volante, que na minha equipe, é tão importante. É o coração do time. Exige um pouco mais de conteúdo tático, treinos, vídeos e conceitos. Tanto ofensivo como defensivo”.
Com a vantagem construída no Rio de Janeiro, o Flamengo precisa apenas de um empate para avançar. Já o Internacional terá de vencer por dois gols ou mais para garantir a vaga. Se vencer por um gol de diferença, a decisão será nos pênaltis.
O Flamengo segue mostrando força fora de casa na temporada 2025. Além disso, a recente…
A corrida pelo patrocínio máster do Flamengo chamou atenção nos últimos dias, com propostas milionárias…
O Flamengo demonstrou neste domingo (17), sua força no Brasileirão ao vencer o Internacional por…
Gabriel Brazão, goleiro do Santos, veio a público confirmar que recebeu uma proposta do Flamengo…
O Flamengo vive um momento de atenção máxima à preparação física de seus jogadores, e…
O Internacional voltou a campo no domingo (17 de agosto) pelo Campeonato Brasileiro, mas entrou…