Flamengo

Renato Augusto faz revelação envolvendo Filipe Luís, do Flamengo

Após oficializar a aposentadoria em setembro, Renato Augusto passou a projetar sua continuidade no futebol fora das quatro linhas. Revelado pelas categorias de base do Flamengo, o ex-meia revelou que, mesmo antes de pendurar as chuteiras, já mantinha uma relação próxima e produtiva com Filipe Luís, atual técnico do clube carioca.

Durante entrevista à ESPN, o ex-jogador compartilhou detalhes das trocas constantes que mantinha com Filipe Luís, ainda antes deste assumir um cargo como treinador.

“Eu e o Filipe sempre tivemos uma amizade grande desde a seleção até quando ele parou, antes de ser mesmo treinador. A gente conversava muito sobre tática, como pensar a forma de jogo, como pressionar o adversário”, contou.

As conversas, segundo Renato, extrapolavam o vínculo pessoal e se tornaram uma ponte para o aprendizado mútuo. A afinidade entre os dois, construída desde os tempos de Seleção, também foi marcada por uma visão parecida sobre o futebol.

“A gente sempre tinha um papo muito legal e eu fico feliz pelo sucesso que ele está tendo, é um amigo pessoal, você vai sempre torcer pra um grande amigo seu”, completou.

Apesar do foco da entrevista recair sobre Filipe Luís, Renato também destacou sua admiração por Tite, com quem trabalhou no Corinthians e na Seleção Brasileira. Ele destacou o equilíbrio do treinador e afirmou que, se for iniciar a carreira à beira do campo, o estilo de Tite pode servir como uma referência.

“O Tite foi o grande treinador da minha carreira. Acho que talvez tenha sido o treinador mais equilibrado que eu tive. […] Claro que você tem que criar a sua identidade, mas com certeza foi o treinador que mais eu me encaixei”, declarou.

Embora sua trajetória nos gramados tenha sido marcada por conquistas expressivas por clubes como Flamengo, Corinthians e Fluminense, além da Seleção Brasileira, Renato começou a demonstrar interesse pelo lado tático do jogo nos últimos anos de carreira. Essa inclinação acabou fortalecendo a parceria com Filipe Luís, que também trocou o campo pelo banco de reservas.

A proximidade com o Flamengo, onde iniciou a carreira profissional em 2005, foi retomada recentemente com sua participação nos bastidores do clube. Aliás, sua passagem inicial pelo Rubro-Negro contou com títulos como a Copa do Brasil de 2006 e dois Campeonatos Cariocas.

Renato deixou o clube em 2008 rumo ao Bayer Leverkusen, mas manteve forte identificação com a torcida. Ao anunciar sua aposentadoria, não descartou permanecer envolvido com o futebol, seja como técnico ou dirigente.

Redação

Recent Posts

Atacante desejado pelo Flamengo entra na lista de transferências

Em meio a uma temporada marcada por instabilidade e sem vaga garantida na próxima Libertadores,…

15 minutos ago

STJD vai retomar julgamento de Bruno Henrique, do Flamengo; veja detalhes

O julgamento do recurso de Bruno Henrique será retomado nesta quinta-feira (13 de novembro), às…

25 minutos ago

Vai acontecer? Presidente da Conmebol comenta sobre final da Libertadores na Europa

A poucos dias da final da Libertadores de 2025, entre Flamengo e Palmeiras, marcada para…

35 minutos ago

Flamengo confirma contratação de novo reforço

O Flamengo anunciou, na quarta-feira (12 de novembro), a contratação de Athirson como comentarista da…

45 minutos ago

Clube da Europa faz publicação direcionada a Arrascaeta, do Flamengo

Com contrato recém-renovado com o Flamengo até 2028, Arrascaeta foi homenageado no gramado do Maracanã…

21 horas ago

Conmebol anuncia nova tecnologia para a final da Libertadores entre Flamengo e Palmeiras

Nesta quarta-feira (12 de novembro), a Conmebol confirmou o uso do impedimento semiautomático (SAOT) e…

21 horas ago