Flamengo deve oficializar uma das maiores vendas da história do clube nas próximas semanas

Marcos Braz em entrevista coletiva do Flamengo no Ninho do Urubu (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)

No ano, foram 28 jogos. Com Sampaoli, apenas 11. Durante a janela de transferências, foram somente duas partidas, somando cerca de 20 minutos em campo. Esses são os números de Matheus França no Flamengo. O atacante de 19 anos ainda é o mais cotado dos pratas da casa para deixar o clube.

O interesse do futebol europeu é antigo, mas o Crystal Palace, da Inglaterra, é quem saiu na frente na disputa. O Flamengo recusou a proposta na casa dos 20 milhões de euros – sendo 15 milhões + 5 milhões em bonificações, e aguarda uma contraproposta para mais uma rodada de negociação.

O planejamento inicial era uma venda na casa dos 25 milhões de euros. Depois, o Fla admitiu chegar a esse valor incluindo bonificações. O clube tem a expectativa de que John Textor, dono do Crystal, chegue a este montante – ou pelo menos perto. Há também a esperança que, nos últimos dias de janela, outro clube europeu faça uma oferta por França.

Desta forma, França se tornará uma das maiores vendas da história do clube. Ele deve ficar apenas atrás de Vinícius Júnior, Lucas Paquetá e Reinier.

Maiores vendas do Flamengo:

  • Vinícius Júnior – Real Madrid – 45 milhões de euros.
  • Lucas Paquetá – Milan – 38,7 milhões de euros.
  • Reinier – Real Madrid – 30 milhões de euros.
  • Gerson – Olympique de Marseille – 20,7 milhões de euros.
  • João Gomes – Wolverhampton – 18,7 milhões de euros.

Chelsea, também da Inglaterra, consultou recentemente os valores para abrir negociação. Chamando atenção dos ingleses, a diferença em relação ao modelo de negócio é esportiva. No Chelsea, o atacante seria emprestado na sequência para o Strasbourg FC, clube francês controlado pelos Blues. No Crystal Palace, o jovem chegaria para ser aproveitado e jogar.

França quer jogar a Premier League, enquanto o clube não se opõe à venda em caso de proposta adequada às expectativas do presidente Rodolfo Landim. Em outro momento, Bayer Leverkusen, da Alemanha, Newcastle, da Inglaterra, e Lyon, da França, também já sondaram o Flamengo e o staff do atacante pela contratação.

A janela de transferências para os clubes europeus contratarem ficará aberta até setembro. Ou seja, há pelo menos mais um mês livre para negociação. Esse é um dos motivos para o Flamengo tratar a negociação com ‘gelo no sangue’.

Minutagem durante a janela

Até a chegada de Sampaoli, França era praticamente o 12º jogador do Flamengo. Com Vítor Pereira, a média era de 43 minutos por jogo. Desde que o argentino assumiu, o atacante diminuiu a minutagem e agora possui uma média de apenas 36 minutos. Neste período, o jovem também contou com o azar e desfalcou por dores no joelho e no púbis.

Com Vítor PereiraCom Sampaoli
Jogos1411
Titular54
Reserva97
Gols11
Assistências00
Minutos em campo601401
Minutos por partida43 min/jogo36,4 min/jogo
(Fonte: Espião Estatístico)

Contra o Grêmio, dia 11 de junho, foi o incômodo no púbis, e França demorou praticamente um mês para voltar a ser relacionado, contra o Palmeiras, dia 08 de julho. Nesta partida, o atacante entrou no fim e atuou somente por pouco mais de seis minutos.

Desde então, o jovem não retornou aos gramados. França foi relacionado contra o Fluminense, América-MG e Grêmio, mas não foi utilizado por Jorge Sampaoli em nenhuma das partidas. Contra o Athletico-PR, pela Copa do Brasil, viajou para Curitiba porém não ficou no banco de reservas.

Retirado de: Globo Esporte