Em partidas do Brasileirão, CBF irá sortear carros para os torcedores que estiverem no estádio; veja quais jogos já foram escolhidos

Sede da CBF no Rio de Janeiro (Foto: Cahê Mota/Globo Esporte)

Com o objetivo de quebrar o recorde de público do Brasileirão, a CBF inicia na próxima rodada uma ação para tentar atrair mais gente aos estádios. Até o fim da Série A, serão sorteados 40 carros no intervalo das partidas.

Dois jogos serão escolhidos por rodada para que os torcedores concorram a um modelo dado pela montadora que patrocina a CBF. Os primeiros confrontos escolhidos são Palmeiras x Cruzeiro, no sábado, e Athletico-PR x Avaí, no domingo. O primeiro jogo envolvendo cariocas será Botafogo x São Paulo, no dia 21 de setembro, pela 20ª rodada.

Leia também:

Os 40 carros (Fiat Mobi Flex 2020) correspondem a um montante de R$ 1.339.600,00. A ideia é manter a ação nas próximas edições do Brasileirão, já que o contrato com a montadora tem duração de quatro anos.

— A ideia é fazer o futebol interno bombar. Queremos experiência no estádio. O sorteio do carro veio nessa direção — disse o presidente da CBF, Rogério Caboclo.

O torcedor que comparecer ao estádio deverá se dirigir ao stand da promoção e preencher um cupom com dados pessoais. Ele deverá responder corretamente a pergunta: “Qual o maior campeonato de pontos corridos do futebol brasileiro?” A altenativa certa é Brasileirão Série A.

A média atual de público está em 21.331 pagantes por jogo, marca inédita na era dos pontos corridos, que começou em 2003. A maior média entre todas as edições é de 1983, com 22.953 pagantes/jogo.

Outro número que a CBF quer atacar é a taxa de ocupação dos estádios, atualmente em 47%. Por isso, o sorteio do carro não é uma ação isolada. A entidade também vai lançar um site exclusivo para o Brasileirão, no qual o torcedor poderá participar de sorteios de ingressos. Os bilhetes serão doados pelos 20 clubes, em um acordo de incentivo firmado antes do início do campeonato. A cota de cada um varia, mas gira em torno de dois mil ingressos.

Olho para o digital

Antes de pensar em sortear carros, a CBF apostou em uma estratégia voltada para o universo digital. Tanto que criou neste ano perfis exclusivos para o Brasileirão nas redes sociais.

— Estamos lançando uma campanha no returno, um filme que é o manifesto do Brasileirão. Já temos a campanha de respeito aos árbitros, o E-Brasileirão (videogame) — disse o diretor de marketing, Gilberto Ratto.

O detalhamento da tabela também traz novidades, como o horário de sábado, às 11h. Mas mudanças no formato de disputa da Série A não estão no radar.

— Temos que usar inteligência. Não vamos queimar um Flamengo x Santos às 11h, já que terá um público bom de qualquer forma — disse Manoel Flores, diretor de competições.

Retirado de: Extra