Conheça Francis Amuzu, novo reforço do Grêmio

Bandeira do Grêmio (Foto: Reprodução/Grêmio)

Jogador nascido em Gana chega para ampliar elenco gremista

Após o empate no Gre-Nal, o atacante Francis Amuzu foi anunciado como novo reforço do Grêmio. Amuzu nasceu em Gana, mas possui nacionalidade belga e fez sua carreira no Anderlecht, time tradicional da Bélgica.

Amuzu nasceu em Acra, capital de Gana, e se mudou para a Bélgica na infância com sua família. Lá, passou pelas categorias de base do Mechelen e participou de outros projetos no país belga. No ano de 2015, o jogador ingressou no Anderlecht, clube no qual é o mais vitorioso da Bélgica e assinou seu primeiro contrato profissional ao completar 16 anos de idade.

Seu primeiro jogo como atleta profissional aconteceu no final de 2017, quando já tinha 18 anos de idade. Francis Amuzu foi titular no duelo diante do Eupen, pelo Campeonato Belga, e marcou o gol da vitória de sua equipe, começando ali um grande trajetória no Anderlecht.

De 2017 até 2025, Amuzu disputou 251 jogos com a camisa do Anderlecht, com 28 gols e 31 assistências. No período, Amuzu fez grandes amizades, como de Doku, hoje no Manchester City, Yannick Bolasie, atualmente no Cruzeiro e Vicent Kompany, por quem dividiu os gramados e foi treinado.

Na temporada 2024/25, Amuzu marcou quatro gols e deu duas assistências em 28 jogos, sendo apenas 11 como titular. A temporada 2021/22 ficou marcada pelo seu maior número de gols, sendo 10 em 45 jogos. Na temporada seguinte, o belga deu nove assistências em 50 partidas, contribuindo com o maior número de passes para gol em sua carreira.

Amuzu possuía vínculo com o Anderlecht até o meio deste ano e já estava liberado para assinar um pré-contrato com qualquer equipe e sair de graça. Porém, o Grêmio queria contar com o jogador desde agora e para isso teve que desembolsar 1,2 milhão de euros (R$ 7,2 milhões, na cotação atual). O atacante assinou contrato de dois anos com o Imortal.

Sendo destro, Amuzu prefere atuar pelo lado esquerdo, no estilo “pé invertido”. Neste momento, o técnico gremista Gustavo Quinteros vem escalando o chileno Aravena na posição. Agora, a briga no setor deverá ser mais forte.

Francis Amuzu chega para repor saídas que a equipe sofreu ao final de 2024, como por exemplo a de Soteldo, que possuí as mesmas características do belga. Jogador rápido, que atua pelas pontas, que parte pra cima tentando o drible e que corta para o meio para finalizar.