O Flamengo está atento ao desgaste físico de seu elenco e já iniciou o planejamento para a estreia na Copa do Brasil, marcada para quinta-feira (01 de maio), diante do Botafogo-PB. A comissão técnica, liderada por Filipe Luís, avalia a carga de minutos acumulada pelos atletas e pretende poupar alguns titulares. A equipe se reapresenta nesta terça-feira (29) e terá apenas duas sessões de treinamento antes do embarque para São Luís, onde será disputado o confronto.
Notícias mais lidas:
O goleiro Rossi, por exemplo, será preservado após participar de 18 dos 21 jogos da temporada, 15 deles em sequência. “O Matheus Cunha eu vou colocar para jogar. O Rossi precisa de descanso e o Matheus Cunha merece jogar esse jogo”, declarou Filipe Luís. Arrascaeta, que atuou como titular em sete partidas consecutivas, também pode ser poupado, assim como Alex Sandro, que ainda finaliza a recuperação de um edema muscular.
Além dos citados, outros atletas com alta minutagem são monitorados. Léo Ortiz e Léo Pereira, os zagueiros mais utilizados, com 1.678 e 1.648 minutos respectivamente, têm chances de descanso. Danilo, que está voltando de lesão, surge como provável substituto. No meio-campo, Pulgar, Gerson e De la Cruz também aparecem como possíveis baixas na lista de relacionados.
A decisão final sobre os jogadores que viajarão será tomada somente na quarta-feira (30), após uma reunião entre o departamento médico e a comissão técnica. Jovens como Matheus Gonçalves, que voltou a atuar recentemente, Allan e Evertton Araújo, podem ganhar espaço. “Há outros que merecem jogar e outros que têm que descansar”, reforçou o treinador.
Apesar da importância do torneio, o clube decidiu não estabelecer um time fixo para a Copa do Brasil. Conforme o momento da temporada, as escalações serão ajustadas. Isso se alinha à diretriz da diretoria, que escolheu o Campeonato Brasileiro como principal objetivo para 2025. De acordo com o diretor José Boto, “se por algum motivo tivermos que priorizar algo, será o Brasileirão”. A premiação do elenco também será condicionada ao desempenho na competição nacional.