Ele voltou a ganhar espaço no Flamengo de Filipe Luís

Centro de treinamento do Flamengo (Foto: Reprodução)

Com apenas oito meses restantes de contrato, Matheus Cunha se encontra novamente sob os holofotes do Flamengo. O goleiro, revelado pelas categorias de base do São Paulo e contratado pelo Rubro-Negro para o sub-20, tenta se firmar no elenco principal enquanto a equipe inicia a disputa da Copa do Brasil.

Aliás, o torneio nacional traz lembranças importantes para Cunha. Em 2024, ele foi o titular da campanha vitoriosa do Flamengo sob o comando de Tite, tendo atuado até as semifinais, quando perdeu espaço para Rossi. Agora, sob liderança de Filipe Luís, o jovem arqueiro volta a assumir a meta justamente na estreia da competição contra o Botafogo-PB, nesta quinta-feira (01), às 20h, no Castelão, em São Luís.

Ao longo da atual temporada, o goleiro participou de quatro jogos e não foi vazado em nenhuma dessas partidas. Entre os confrontos, destacam-se as vitórias contra Sampaio Corrêa (2 a 0), Portuguesa (5 a 0) e Botafogo (1 a 0) pelo Campeonato Carioca, além do empate em 0 a 0 com o São Paulo durante a pré-temporada nos Estados Unidos.

Volta ao time titular

O retorno à titularidade vem após dois meses e 18 dias sem atuar. Durante esse período, Rossi se consolidou como dono da posição, mas Filipe Luís reiterou sua confiança em Matheus. “Ele é um cara muito confiável, confio nele, e ele vai jogar na quinta-feira. Não tenho dúvida que, se precisar, sei que posso contar com ele de olhos fechados”, afirmou o treinador.

Cunha soma 54 partidas pelo time principal, com 30 jogos sem sofrer gols. Até o momento, foram 33 vitórias, 12 empates e nove derrotas vestindo a camisa rubro-negra.

Em agosto de 2023, o Flamengo chegou a recusar uma proposta do Nottingham Forest, da Inglaterra, que ofereceu entre 8 e 10 milhões de euros. Na ocasião, o clube alegou que não negociaria atletas que vinham sendo utilizados com frequência, especialmente em função do fechamento da janela de transferências.

Entretanto, após uma falha na final da Copa do Brasil de 2023 e com a troca no comando técnico, Cunha perdeu espaço. Apesar da oscilação, segue valorizado e foi inclusive convocado para a seleção olímpica no mesmo ano.

Fim de contrato com o Flamengo

Conforme apurado, ainda não houve qualquer movimento da diretoria para discutir uma renovação. A partir de julho, o jogador estará apto a assinar um pré-contrato com qualquer outro clube e sair de forma gratuita ao fim do ano. Mesmo assim, o Flamengo não planeja contratar outro goleiro na próxima janela. Além de Cunha e Rossi, o elenco conta com Dyogo Alves, de 21 anos, e Léo Nannetti, de apenas 17.