Atlético-MG: Dudu se aproxima de clube após protetar contra gramado sintético

Dudu, jogador do Cruzeiro
Dudu, jogador do Cruzeiro - Foto: Reprodução

O meia-atacante Dudu está prestes a ser anunciado oficialmente como reforço do Atlético-MG. Contudo, a possível chegada do jogador ao clube mineiro chama atenção por um motivo específico: a mudança de posicionamento em relação ao gramado sintético. Afinal, a Arena MRV, estádio do Galo, adotou esse tipo de piso para a temporada de 2025, justamente o mesmo que Dudu criticou anteriormente.

Anteriormente, o atleta chegou a participar de uma campanha contra o uso do gramado sintético no futebol brasileiro, quando ainda defendia o Cruzeiro. Na ocasião, ele chegou a publicar críticas nas redes sociais, que foram apagadas logo após a rescisão de seu contrato com o clube. Suas declarações apontavam um possível vínculo entre esse tipo de superfície e lesões mais graves, como a que sofreu no joelho durante sua passagem pelo Palmeiras.

Em entrevista, Dudu comentou sobre o assunto: “Quando estava no Palmeiras, gostava de jogar na grama sintética. Machuquei o joelho e fiquei um ano fora. Achei que a grama sintética teve um pouco a ver com isso”. Segundo ele, o estilo de jogo muda completamente nesse tipo de gramado, afetando a velocidade, os passes e o quique da bola. “Os times que jogam na grama sintética defendem, mas os adversários sofrem nos primeiros minutos”, afirmou.

A Arena MRV passou por reforma recente justamente por conta de constantes problemas com o gramado natural. A troca foi motivada pelas seguidas reclamações dos próprios jogadores do elenco atleticano em 2024. Como resultado, a diretoria optou pela instalação da grama sintética a fim de garantir melhores condições estruturais.

O elenco realizou o primeiro treino no novo piso no sábado (03), como parte da adaptação ao gramado. A estreia oficial da equipe no estádio com a nova estrutura está prevista para sábado (11 de maio), contra o Fluminense, pelo Campeonato Brasileiro, às 21 horas (horário de Brasília).

Dudu deve assinar contrato com o Atlético-MG até dezembro de 2026, com possibilidade de extensão até o fim de 2027. Apesar das declarações anteriores, sua chegada ocorre em meio a uma reformulação técnica e estrutural do clube, que busca soluções viáveis para seu planejamento esportivo.