Palmeiras x São Paulo: árbitro polêmico é escalado para apitar o Choque-Rei

Allianz Parque, estádio do Palmeiras (Foto: Reprodução/Palmeiras)

Neste domingo (11), às 17h30 (de Brasília), o Palmeiras recebe o São Paulo na Arena Barueri pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro. E um detalhe chama a atenção antes mesmo de a bola rolar, a escalação do árbitro Rafael Klein, do Rio Grande do Sul, responsável por polêmicas recentes e com histórico marcante em jogos do Verdão. Por isso, a atuação do juiz promete ser um dos focos da partida.

Retrospecto favorável ao Verdão

Rafael Klein já comandou seis partidas do Palmeiras e, até aqui, os números são positivos para o clube alviverde: foram cinco vitórias e um empate. Vale destacar que o último duelo sob sua arbitragem foi justamente na Arena Barueri, quando o Verdão venceu o Corinthians por 2 a 0, em abril, pelo Brasileirão de 2025.

Sendo assim, a presença do árbitro pode ser vista como favorável aos palmeirenses. No entanto, sua recente participação em jogos polêmicos gera apreensão entre torcedores e imprensa esportiva.

Árbitro envolvido em polêmica no clássico gaúcho

Klein foi o epicentro de um dos episódios mais controversos do futebol brasileiro em 2025. Durante o Grenal 444, sua atuação gerou críticas de todos os lados, principalmente após a expulsão do técnico Roger Machado. 

Isso porque, segundo o regulamento do Gauchão, o treinador principal responde disciplinarmente pelos atos da comissão. Como o auxiliar Roberto Ribas foi expulso após reclamar de uma falta não marcada, Roger também teve que deixar o campo.

Além disso, a súmula da partida gerou estranheza. Klein alegou que Ribas bateu palmas ironicamente e disse “tá de sacanagem”, justificando a expulsão. Mas imagens mostram que os aplausos ocorreram apenas depois do cartão vermelho.

VAR omisso e decisões questionáveis

Outro ponto que gerou indignação foi a atuação do VAR, operado por Daniel Bins, que não interferiu em lances polêmicos, como as ofensas em espanhol proferidas por Gustavo Quinteros à arbitragem. Cabe ressaltar que o treinador foi apenas advertido com cartão amarelo, mesmo tendo dito “Hijo de la P%$@”.

Dessa maneira, Klein acabou afastado da reta final do Campeonato Gaúcho e foi escalado para a Libertadores Sub-20. Com isso, sua presença no Brasileirão passou a ser mais seletiva.