A imprensa esportiva da Espanha afirma que Xabi Alonso será o treinador do Real Madrid na disputa da desta edição da Copa do Mundo de Clubes. O ex-volante, que anunciou sua saída do Bayer Leverkusen, foi escolhido pela diretoria madridista para dar início a um novo ciclo já durante o torneio internacional que será realizado nos Estados Unidos, no meio do ano.
Notícias mais lidas:
De acordo com as informações divulgadas, a diretoria do clube espanhol decidiu não adotar a solução temporária de um técnico interino, optando por iniciar o novo projeto técnico imediatamente após a saída de Carlo Ancelotti.
“Xabi de agora em diante”, destacou a publicação do Marca, ao confirmar a escolha definitiva do nome do treinador que assumirá o cargo deixado pelo italiano, considerado o técnico mais vitorioso da história do Real Madrid com 15 títulos conquistados.
Aliás, a escolha por Alonso não foi apenas baseada em seu histórico como ex-jogador do clube ou pelo recente sucesso no futebol alemão, mas também por uma combinação de planejamento esportivo e estratégico.
O jornal ressalta que o prestígio de levantar o primeiro troféu da Copa do Mundo de Clubes em novo formato e o prêmio estimado em quase 150 milhões de euros foram fatores decisivos para que o clube conduzisse a transição técnica com urgência.
Conforme relatado pela imprensa espanhola, há um entendimento informal — um “acordo de cavalheiros” — entre o técnico e o Bayer Leverkusen. Esse pacto, segundo o CEO do clube alemão, Fernando Carro, prevê que, caso Alonso receba uma proposta de algum dos clubes pelos quais atuou como jogador, o Leverkusen se comprometeria a abrir negociações, sem criar barreiras.
“Somos um clube muito profissional e estamos preparados para tudo”, afirmou Carro, durante participação no Prêmio Laureus 2025.
O treinador basco, de 43 anos, tem contrato com o Leverkusen até junho de 2026. Entretanto, diante da proposta merengue, a expectativa é de que ele encerre seu ciclo na Alemanha ao fim da temporada. No clube alemão, Alonso conquistou a Bundesliga e a Copa da Alemanha em 2024, além da Supercopa nacional em 2025.
O vínculo com o Real Madrid, segundo a reportagem do Marca, será de três anos. Xabi Alonso reencontrará o clube onde jogou entre 2009 e 2014, período em que conquistou títulos importantes e ganhou prestígio junto à torcida e à diretoria. Agora, retorna como técnico, encarregado de liderar uma nova fase da equipe, a começar pela disputa de um torneio que a cúpula do clube considera “de vital importância”.