A declaração de Filipe Luís direcionada a Arrascaeta, do Flamengo

Filipe Luís desembarcando com a delegação do Flamengo - Foto: Gilvan de Souza/CRF
Filipe Luís desembarcando com a delegação do Flamengo - Foto: Gilvan de Souza/CRF

No clássico disputado no último domingo (18), válido pela nona rodada do Campeonato Brasileiro Betano, o Flamengo ficou apenas no empate sem gols diante do Botafogo, no Maracanã. O resultado não só impediu o Rubro-Negro de encostar na liderança, como também permitiu ao Palmeiras se distanciar ainda mais, após vencer o Red Bull Bragantino. A ausência de Arrascaeta, um dos principais nomes do elenco, foi sentida em campo e se tornou tema central das declarações pós-jogo.

Em entrevista coletiva, o técnico Filipe Luís demonstrou insatisfação com o calendário do futebol brasileiro, que, segundo ele, é responsável por desgastar os jogadores e inviabilizar a presença dos principais nomes em todas as partidas. “Ficou bem evidente o momento, a semana. Jogamos sábado contra o Bahia, quinta-feira na Libertadores, para depois jogar domingo. É uma coisa inexplicável. Sempre falei: ter muitos jogos, calendário cheio, é um privilégio. Tem times que acaba o Estadual e não tem nada para jogar”, afirmou o treinador, destacando o desgaste enfrentado pelos atletas.

Arrascaeta durante jogo entre Flamengo e Palmeiras, pelo Brasileirão, no Maracanã (Foto: Divulgação/Flamengo)

A ausência de Arrascaeta foi apenas um dos problemas físicos enfrentados pelo Flamengo. Filipe Luís revelou que Bruno Henrique atuou “no sacrifício”, enquanto Alex Sandro e os zagueiros estão no “limite físico”. A sobrecarga de jogos, de acordo com o técnico, é um dos motivos pelos quais o Rubro-Negro não conseguiu apresentar um bom desempenho no clássico carioca. “Enquanto a perna tá fresca, o futebol está ali. Mas do jeito que está, o torcedor se acostume, os melhores não vão estar no campo”, completou.

Além de lamentar os desfalques, Filipe Luís também comentou sobre a possibilidade de reforçar o elenco. Embora a janela de transferências esteja fechada, o treinador afirmou que o clube já está monitorando o mercado em busca de opções para meias, volantes e atacantes. A intenção é elevar o nível do elenco, sobretudo para suprir a ausência de Arrascaeta em momentos cruciais. “O mercado vai abrir em junho e com certeza temos nomes para elevar o nível desse elenco, que já é muito alto”, pontuou.

O empate contra o Botafogo trouxe preocupação para o Flamengo, que agora precisa recuperar pontos perdidos para não deixar o Palmeiras disparar ainda mais na tabela. Sem Arrascaeta, Filipe Luís terá que encontrar alternativas para manter o setor ofensivo competitivo. O uruguaio, que é um dos artilheiros do Brasileirão, tem sido peça-chave nas principais vitórias da equipe na temporada.

Assim, o Flamengo se prepara para os próximos desafios com a necessidade de ajustes e possíveis contratações no horizonte. A torcida, por sua vez, espera que o time consiga superar as dificuldades físicas e volte a brigar pela liderança do Campeonato Brasileiro.