Corinthians x Santos: CBF divulga áudio do VAR em gol anulado de Yuri Alberto

Cabine do VAR no Maracanã (Foto: Dhavid Normando/Futura Press)

O clássico entre Corinthians e Santos, disputado no domingo (18 de maio), pela rodada do Campeonato Brasileiro, terminou com vitória do Alvinegro por 1 a 0. O atacante Yuri Alberto foi novamente decisivo ao marcar o único gol da partida, garantindo o resultado positivo para a equipe comandada por Dorival Júnior. A partida ocorreu na Neo Química Arena, sob forte expectativa dos torcedores.

Aliás, o camisa 9 chegou a balançar as redes mais uma vez, mas teve seu segundo gol anulado após revisão do VAR. A jogada envolveu um lançamento preciso de Félix Torres para Yuri, que finalizou com um toque por cima de Gabriel Brazão. Entretanto, o lance foi interrompido por possível falta no início da jogada.

Yuri Alberto em ação pelo Corinthians (Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians)

Posteriormente, a cabine do VAR identificou um contato físico entre Félix Torres e o zagueiro Deivid Washington, do Santos. “Tem um toque embaixo e um tranco nas costas, que tira o atleta de branco da jogada”, disse um dos árbitros responsáveis pela análise do lance. A alegação foi usada como base para convocar o árbitro principal à revisão.

Raphael Claus, ao rever o lance no monitor à beira do campo, concordou com a recomendação da equipe de vídeo. “Me dá uma imagem lateral. (…) Anulo o gol e vou sair com falta para o Santos”, afirmou Claus durante a comunicação divulgada pela CBF. A decisão causou insatisfação entre os jogadores do Corinthians, embora tenha sido aceita em campo.

Em meio à polêmica, o Corinthians somou mais três pontos na tabela e chegou aos 13, ocupando atualmente o oitavo lugar do Brasileirão. O time está a apenas dois pontos de distância do Bahia, que fecha a zona de classificação para a próxima edição da Libertadores.

O próximo compromisso do Corinthians acontece na quarta-feira (21 de maio), novamente na Neo Química Arena. A equipe enfrentará o Novorizontino no jogo de volta da terceira fase da Copa Betano do Brasil. Será mais uma oportunidade para o time sustentar a boa fase recente sob o comando de Dorival Júnior.