Palmeiras define preparação especial para Copa do Mundo de Clubes; saiba mais

Abel Ferreira fazendo anotações após um treino do Palmeiras (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

O Palmeiras estabeleceu um planejamento criterioso com o intuito de chegar em sua melhor forma à Copa do Mundo de Clubes, nos Estados Unidos. Atualmente, a equipe lidera o Campeonato Brasileiro, possui a melhor campanha da Libertadores e precisa apenas de um empate diante do Ceará para seguir na Copa do Brasil. Esses resultados têm sido alcançados mesmo com a adoção de um sistema de rotação no elenco.

Abel Ferreira e sua comissão técnica optaram por realizar mudanças frequentes na escalação titular a fim de preservar os jogadores e controlar a carga física. Desde abril, o time disputou 14 partidas e não repetiu a mesma formação inicial.

Em alguns jogos recentes, foram realizadas até cinco alterações entre uma partida e outra. “Temos todos os dados, números e indicadores que mostram se podemos arriscar em algum atleta”, explicou o auxiliar técnico João Martins.

Cuidados com lesões e retorno de atletas

Enquanto o desempenho do time segue positivo, a equipe médica do clube também trabalha para recuperar peças importantes. O atacante Micael, por exemplo, foi liberado recentemente para treinar após se recuperar de uma entorse no tornozelo.

O único atleta que ainda segue em tratamento é Bruno Rodrigues, em transição após duas cirurgias no joelho. Ele está próximo de retornar às atividades plenas.

Outro caso de atenção especial é o de Paulinho, que passou por uma cirurgia na canela em dezembro e ficou cerca de seis meses sem atuar. O meia foi titular pela primeira vez em 11 de maio, contra o São Paulo, mas ficou de fora das partidas seguintes, contra Bolívar e Bragantino.

A comissão técnica tem inserido o jogador de forma progressiva, com o objetivo de garantir sua disponibilidade em plena forma para o torneio internacional.

Calendário apertado e preparação alternativa

O Verdão não terá a oportunidade de realizar uma pré-temporada exclusiva para a disputa da competição da Fifa. Por isso, a preparação está sendo feita enquanto o time segue atuando nas competições nacionais e continentais.

O último compromisso antes da viagem será no sábado (1º de junho), contra o Cruzeiro. A delegação alviverde embarca para os Estados Unidos em torno do dia 10, coincidindo com o segundo jogo da Data Fifa.

João Martins comentou sobre as particularidades do cenário brasileiro: “Na Europa, os campeonatos vão acabar antes da Copa. Lá, quase todas as equipes darão uma semana de férias. Nós estaremos competindo e os jogadores indo para seleções. Chegaremos aos Estados Unidos três dias antes dos europeus”.

Adversários definidos e agenda do torneio

A estreia do Palmeiras no Mundial está marcada para domingo (15 de junho), contra o Porto, em New Jersey, às 19h (de Brasília). Posteriormente, o time enfrentará o Al Ahly, na quarta-feira (19 de junho), também em New Jersey, às 13h. Por fim, o terceiro confronto será contra o Inter Miami, no domingo (23 de junho), em Miami, às 22h.

Enquanto isso, o time ainda disputa quatro partidas no Brasil: contra o Ceará nesta quarta-feira (22), Flamengo no sábado, (25), Sporting Cristal dia 28, além do Cruzeiro. Assim sendo, a comissão técnica utiliza cada jogo como parte do processo de lapidação da equipe que buscará o título inédito.