A declaração de Varela sobre Flamengo x Palmeiras

Varela em ação pelo Flamengo (Foto: Gilvan de Souza e Paula Reis/Flamengo)

A vitória do Flamengo sobre o Botafogo-PB por 4 a 2, na última quarta-feira (21 de maio), pela Copa do Brasil, serviu para consolidar um nome que, aos poucos, vai ganhando protagonismo no elenco: Varela. O lateral-direito uruguaio teve participação direta na classificação às oitavas de final ao marcar um gol e fornecer a assistência para Everton Cebolinha fechar o placar no Maracanã.

Com Wesley suspenso para o confronto diante do Palmeiras, neste domingo (26 de maio), pelo Campeonato Brasileiro, Varela terá nova chance entre os titulares. Aliás, o bom momento do jogador e a possível transferência de seu companheiro de posição indicam uma mudança definitiva na lateral-direita a partir do segundo semestre. Conforme se observa nos bastidores, o Flamengo já trabalha na renovação contratual do uruguaio.

Varela no CT Ninho do Urubu - Foto: Adriano Fontes/Flamengo
Varela no CT Ninho do Urubu – Foto: Adriano Fontes/Flamengo

“Atuar contra o Botafogo-PB foi importante para manter o ritmo”, destacou Varela, ao comentar sua performance. “O momento que estou vivendo é muito bom, e tem muita coisa pela frente”, completou o atleta, revelando que o novo vínculo com o clube está próximo de ser assinado. Afinal, com o interesse de grandes clubes europeus como o Manchester City por Wesley, o planejamento da diretoria prevê que o uruguaio assuma a posição com mais frequência.

O técnico Filipe Luís, que vem moldando o time sob sua filosofia, não poupou elogios ao lateral. “Ele é um jogador muito sólido, quase não perde a bola. É diferente do Wesley, que ataca mais os espaços. O Varela é mais associativo, combina bem com os companheiros”, avaliou o treinador, que ainda destacou o perfil discreto, porém influente do atleta no ambiente interno: “É um dos líderes silenciosos do elenco. Sempre treina bem. Tem muita atitude”.

Em sua análise, Filipe Luís também ressaltou a bagagem internacional do jogador, que já esteve presente em duas Copas do Mundo pela seleção do Uruguai. “Não é por acaso que ele tem tanta história na carreira. E a terceira Copa está a caminho”, pontuou o técnico, ao mesmo tempo em que reconheceu o papel essencial de Varela para o equilíbrio defensivo da equipe.

Portanto, a nova oportunidade neste fim de semana surge em um cenário favorável ao uruguaio. Afinal, além da confiança do comando técnico, ele vem correspondendo em campo e demonstrando capacidade para manter a regularidade em alto nível. Embora ainda não esteja confirmado como titular absoluto, o caminho parece aberto para que isso ocorra em breve, sobretudo se confirmar as expectativas neste domingo (26 de maio), às 16 horas (horário de Brasília), contra o Palmeiras.