A declaração de Cleber Xavier após vitória do Santos

Escudo do Santos (Foto: Reprodução/Instagram)

O Santos conquistou uma vitória fundamental no último domingo (25), ao bater o Vitória por 1 a 0 no Barradão, pela décima rodada do Brasileirão. Apesar do resultado positivo, o técnico Cleber Xavier adotou um tom cauteloso na entrevista coletiva após a partida. 

Segundo ele, o triunfo representa um alívio momentâneo, mas o clube ainda convive com a pressão da zona de rebaixamento. Sendo assim, o treinador reforçou que o principal objetivo continua sendo sair da parte de baixo da tabela.

Vitória importante, mas com os pés no chão

“Peso grande, mas a gente tem que ter a clareza que a gente não saiu do lugar ruim ainda”, afirmou Cleber, ao destacar o quanto a equipe ainda precisa evoluir. O treinador elogiou a entrega do elenco, especialmente diante das dificuldades físicas que alguns atletas enfrentam. 

“Alguns jogadores com algumas dificuldades físicas, retornos de lesão e se entregando muito.”, completou o treinador.

Além disso, Xavier reconheceu a dificuldade de atuar no Barradão, diante de um adversário agressivo e com um gramado pesado. Por isso, o Santos apostou em uma estratégia baseada em bolas longas e na posse para furar a marcação. 

“Conseguimos o gol dentro de uma característica que a gente tem trabalhado com posse.”, completou Cleber Xavier.

Planejamento, superação e mudanças forçadas

Vale destacar que a escalação teve como novidade João Basso, que voltou ao time após um longo período sem atuar. O zagueiro sentiu o ritmo da partida e precisou ser substituído.

 “O Basso sentiu, muito tempo sem jogar”, explicou Cleber. Dessa maneira, o técnico exaltou o comprometimento do grupo, que teve pouco tempo de recuperação entre o duelo pela Copa do Brasil e o jogo em Salvador.

“Jogar quinta-feira e domingo é muito difícil, ainda mais com pressão e o desgaste que a gente tem. E aqui contra o Vitória que o time fez um bom jogo”, disse. 

Por isso, a atuação sólida do sistema defensivo, especialmente do goleiro Brazão e de Luisão, foi fundamental.

Próximos desafios

Com isso, o Santos foca agora na sequência da temporada. O time encara o RB Leipzig (Alemanha) em amistoso na quarta-feira (28), em Bragança Paulista, e depois recebe o Botafogo na Vila Belmiro, no domingo (1º), às 16h, pelo Campeonato Brasileiro.

“Estou muito satisfeito pelos jogadores que merecem essa vitória e a gente agora vai descansar. Depois, continuar trabalhando”, destacou Cleber. 

“Já queria pedir ajuda do torcedor santista na Vila. É muito importante para que a gente consiga uma segunda vitória nesta sequência e que a gente consiga respirar, sair da zona.”, finalizou.

Cabe ressaltar que o momento ainda exige atenção máxima, porque a margem de erro segue pequena.