Após um ano à frente do departamento de futebol da SAF do Cruzeiro, Alexandre Mattos está oficialmente fora do clube. A saída, confirmada nesta segunda-feira, ocorreu em comum acordo com a diretoria celeste, em meio a críticas públicas do dono da SAF, Pedro Lourenço, e à perda de espaço nos bastidores. O dirigente, inclusive, já negocia com o Santos e deve ser anunciado em breve como reforço nos bastidores do clube paulista.
Notícias mais lidas:
Vale destacar que o vínculo de Mattos com o Cruzeiro iria até 2028. Em nota oficial, o agora ex-CEO de futebol fez um agradecimento emocionado:
“Quero agradecer ao Pedro Lourenço, a todos os profissionais do Cruzeiro e a toda direção do Clube por esse um ano intenso de trabalho e de reconstrução desse gigante do futebol brasileiro (…). Ao Cabuloso, que levo no coração, a melhor sorte do mundo”, declarou.
Queda de prestígio foi inevitável
A última partida de Mattos como dirigente foi a derrota para o Palmeiras, no Mineirão. Apesar de um início promissor, com grande investimento da nova gestão, o Cruzeiro não engrenou em 2024. Com isso, a pressão aumentou. O time foi vice-campeão da Copa Sul-Americana e, mesmo com alto investimento, ficou fora da Libertadores.
Oficial! Cruzeiro anuncia a saída do CEO Alexandre Mattos, que está a caminho do Santos.
— Planeta do Futebol 🌎 (@futebol_info) June 2, 2025
📸 Gustavo Aleixo/CEC pic.twitter.com/mX6firFbXa
Além disso, o fracasso nas competições resultou em mudança no comando técnico: Fernando Diniz foi demitido ainda no Mineiro. O português Leonardo Jardim assumiu e, mesmo com eliminações, ganhou espaço. Sendo assim, Mattos perdeu protagonismo, enquanto Jardim passou a ser a principal voz no futebol do clube.
Pedro Lourenço já havia feito críticas públicas ao dirigente após derrota para o Mushuc Runa. Mattos, então, se afastou dos holofotes, limitando-se a dizer nas redes sociais que “estamos devendo muito”. Cabe ressaltar que, mesmo em um dos seus últimos atos, negociou a redução da multa de Dudu, jogador que ele mesmo trouxe, mas que acabou se desligando após conversa direta com Pedro Lourenço.
Alexandre Mattos próximo do Santos
Dessa maneira, Alexandre Mattos prepara-se para um novo desafio. Ele deve substituir Pedro Martins, outro ex-Cruzeiro, que enfrentava resistência no Santos. Portanto, a mudança simboliza uma nova fase para ambos os clubes.
Desse jeito, Mattos encerra mais um ciclo na Toca da Raposa. E, com isso, o Cruzeiro inicia uma nova era com Leonardo Jardim cada vez mais influente nos rumos do futebol celeste.