O atacante Diogo Jota, de 28 anos, que defendia o Liverpool e a Seleção de Portugal, morreu em um acidente de carro na Espanha, na madrugada de quinta-feira (03 de julho). O acidente também vitimou seu irmão, André Silva, de 26 anos. A confirmação foi feita pelas autoridades espanholas e pela Federação Portuguesa de Futebol.
Notícias mais lidas:
O trágico episódio ocorreu na região de Sanabria, a cerca de 250 quilômetros de Madrid. Conforme relato da Guarda Civil, o veículo em que os irmãos estavam saiu da pista durante uma ultrapassagem, após o estouro de um pneu. O carro pegou fogo em seguida, impossibilitando o resgate das vítimas.
Formado nas categorias de base do Paços de Ferreira, Diogo Jota passou por Porto, Atlético de Madrid e Wolverhampton antes de chegar ao Liverpool em 2020. Pela equipe inglesa, conquistou um Campeonato Inglês, uma Copa da Inglaterra e duas Copas da Liga. Já pela Seleção Portuguesa, foram 50 convocações, 14 gols marcados e participações nas conquistas da Nations League em 2019 e 2025.
O Liverpool se manifestou por meio de nota, na qual informou estar “devastado pela trágica perda” e pediu respeito à privacidade da família. “Prestaremos todo o nosso apoio à família e amigos neste momento inimaginável”, publicou o clube nas redes sociais.
A Federação Portuguesa de Futebol também se pronunciou, destacando o impacto da perda para o futebol do país. “Diogo Jota era uma pessoa extraordinária, respeitada por colegas e adversários, com uma alegria contagiante”, afirmou o comunicado oficial. A entidade ainda solicitou um minuto de silêncio antes da partida da seleção feminina contra a Espanha no mesmo dia.
Aliás, o Flamengo, por meio de seu perfil internacional, prestou condolências aos familiares, amigos e ao Liverpool. “Enviamos nossas mais profundas condolências à família de Diogo, amigos e todos os associados ao Liverpool Football Club neste momento difícil”, declarou o clube carioca.
Diogo Jota deixa esposa e três filhos. Seu irmão, André Silva, também teve passagem pelas categorias de base do Porto. Ambos receberam homenagens de antigos clubes, que expressaram solidariedade nas redes sociais. O Porto, inclusive, declarou luto pela perda de dois ex-jogadores de sua formação.