Ex-Flamengo, Landim vai investir bolada em nova SAF no Brasil

Foto: Reprodução / Mundo FV Podcast

Com o clube sergipano passando por um momento delicado na Série C, a diretoria do Confiança recebeu uma proposta formal para venda de parte da sua Sociedade Anônima do Futebol (SAF). O autor da oferta é Rodolfo Landim, ex-presidente do Flamengo, que lidera um grupo de investidores denominado “Consórcio Dragão”.

A proposta vinculante, entregue nesta quinta-feira (10 de julho), prevê o investimento de R$ 500 milhões em um período de 10 anos. Os aportes seriam destinados, a princípio, para a quitação das dívidas e obtenção de Certidões Negativas de Débito, condição fundamental para viabilizar o projeto. Parte do montante também será direcionada à reestruturação do departamento de futebol e ao desenvolvimento das categorias de base.

Segundo o modelo apresentado, a Associação Desportiva Confiança manteria 22% das ações da SAF e teria poder de veto em temas ligados à identidade do clube, como escudo, cores, hino, mascote e nome. A análise da proposta caberá a uma comissão nomeada pelo Conselho Deliberativo do clube, com apoio de uma consultoria especializada.

A proposta também envolve ações estruturantes, como a construção de um novo centro de treinamento, modernização do Estádio Sabino Ribeiro, ampliação do programa de sócio-torcedor e parcerias com o Governo para transformar a Arena Batistão. Além disso, prevê investimentos no elenco e na estrutura profissional do clube.

Landim já demonstrava interesse pelo clube desde o início do ano, quando visitou as instalações ao lado do governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, seu amigo pessoal. Em abril, esteve no Sabino Ribeiro acompanhando uma partida da Série C ao lado do presidente Pedro Dantas. Desde então, representantes do Consórcio vinham negociando os termos com a diretoria proletária.

O presidente do clube celebrou o momento: “Hoje é um dia histórico para o Confiança. A apresentação de uma proposta com figuras relevantes do nosso meio empresarial é uma demonstração clara da força da marca Confiança e do potencial de nosso clube”.

Apesar do desempenho positivo na Copa do Nordeste, onde está na semifinal, o Confiança ocupa a penúltima colocação na Série C com apenas 9 pontos em 11 rodadas. O cenário esportivo delicado aumenta a expectativa pela aprovação de um plano que promete estabilidade financeira e crescimento estrutural.