Com vínculo com o Flamengo até dezembro de 2025, o goleiro Matheus Cunha assinou um pré-contrato com o Cruzeiro e deixará o clube carioca no fim da temporada. A decisão já foi comunicada oficialmente ao Rubro-Negro, que, por sua vez, avalia liberar o jogador ainda nesta janela de transferências, a depender da chegada de um substituto.
Notícias mais lidas:
Revelado pelas categorias de base do São Paulo, Cunha chegou ao Flamengo em 2021, ainda no time sub-20. Com o aval do então técnico Rogério Ceni, integrou o elenco profissional e teve mais oportunidades em 2023, quando disputou 36 partidas. Entretanto, com a chegada de Agustín Rossi, o goleiro perdeu espaço e atualmente ocupa o posto de reserva imediato.
Apesar do interesse do Flamengo na renovação contratual, o jogador decidiu optar por um novo desafio. O Cruzeiro garantiu sua contratação para a temporada de 2026. Assim, caso não haja uma liberação antecipada, Cunha continuará no Ninho do Urubu até dezembro, mas sem perspectiva clara de maior protagonismo.
Em entrevista concedida anteriormente, o jogador manifestou insatisfação com a falta de oportunidades e ressaltou o desejo de atuar com mais frequência. “Tenho mais um ano de contrato com o Flamengo, sou muito grato a tudo que o Flamengo fez por mim. Houve procura do Flamengo, procura de outros clubes, e vamos escutar e ver o que é melhor”, afirmou Cunha, à época.
Ainda na mesma ocasião, o goleiro reforçou sua meta de encontrar espaço como titular. “O Matheus de hoje quer jogar e realizar o sonho dele. Quer jogar e o que for melhor para ele”, completou o atleta.
Enquanto isso, a diretoria rubro-negra iniciou movimentações no mercado a fim de contratar um novo goleiro. Caso a reposição seja efetivada nesta janela do meio do ano, a saída de Cunha pode ser antecipada mediante acordo entre as partes. O elenco ainda conta com Dyogo Alves, de 21 anos, e Léo Nannetti, de 17, ambos formados no clube, como opções alternativas para o setor.
A notícia da saída gratuita do atleta não agradou parte da torcida. Comentários nas redes sociais criticaram a condução do caso. Um torcedor expressou indignação afirmando: “É amadorismo demais!”. Outro lamentou a ausência de uma venda lucrativa: “Ele é bom, o Flamengo vacilou só em não vender ele antes”.
Aliás, o nome de Matheus Cunha já era especulado em outras equipes desde 2023, quando o Flamengo recusou uma proposta do Nottingham Forest, da Inglaterra, entre 8 e 10 milhões de euros. Contudo, com o atleta fora dos planos principais e sem acordo pela renovação, o clube carioca acabará perdendo o jogador sem compensação financeira.