Filipe Luís manda recado para Rodrigo Caio após Flamengo x Atlético-MG

Filipe Luís e Rodrigo Caio se abraçam em despedida do Flamengo (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)

A vitória por 1 a 0 sobre o Atlético, no domingo (27 de julho), marcou mais do que a retomada da liderança do Campeonato Brasileiro pelo Flamengo. O triunfo no Maracanã também evidenciou um ponto de crescimento na equipe sob o comando de Filipe Luís: as jogadas de bola parada. O único gol da partida foi marcado por Léo Ortiz, após desvio em cobrança de falta de Luiz Araújo, consolidando o bom momento da equipe nesse tipo de jogada.

O treinador rubro-negro valorizou a efetividade da equipe nas bolas paradas e atribuiu parte desse desempenho à presença de Rodrigo Caio em sua comissão técnica. O ex-zagueiro, que recentemente passou a integrar o staff técnico, tem colaborado com os treinamentos específicos, algo que Filipe Luís destacou como determinante para o novo cenário observado nos últimos jogos.

Rodrigo Caio viaja com o Flamengo a Volta Redonda (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)

“Bola parada é uma das fases do jogo, damos a importância que ela merece porque jogos bloqueados muitas vezes são desbloqueados na bola parada. E acreditamos que a chegada do Rodrigo Caio junto com toda a comissão tenham influenciado muito nessa potência. E os próprios jogadores acreditam e estão se sentindo poderosos outra vez na bola parada. Importante que eles sintam o gosto por isso e vejam sempre que resolve jogos”.

Enquanto isso, o resultado positivo levou o Flamengo aos 36 pontos, ultrapassando o Cruzeiro e assumindo a ponta da tabela da Série A. O próximo compromisso do time no Brasileirão será no domingo (03 de agosto), contra o Ceará, fora de casa, no Castelão, às 18h30 (horário de Brasília).

O ambiente no clube também é movimentado pelas recentes chegadas de reforços. Filipe Luís comentou sobre os recém-contratados Emerson Royal e Saúl Ñíguez, revelando que ambos estão em boas condições físicas, mas com níveis diferentes de preparação. O espanhol ainda precisa de mais tempo de treinos com bola, enquanto o lateral brasileiro deve estar disponível antes.

“Falei com os dois. O Saúl está sem jogar desde maio, se eu não me engano, mas vinha treinando. Então, ele está condicionado, mas ainda precisa de mais tempo. O Emerson vinha fazendo a pré-temporada junto com a equipe. Pode ser que a gente possa contar com ele aí um pouco antes”, explicou o técnico.

Questionado sobre a posição ideal de Saúl, Filipe destacou sua versatilidade e experiência: “Sobre a posição do Saúl, vejo ele em todas as posições do meio-campo, e é um cara que vai somar muita qualidade para a gente, competitividade. É um cara super competitivo, tem muita chegada na área, tem gol, cabeceia muito bem, além da qualidade técnica individual”.

O treinador ainda foi perguntado sobre a arbitragem, mas preferiu não comentar o desempenho do juiz Ramon Abatti Abel: “Melhor não falar. Gosto muito do Ramon. Prefiro continuar na minha linha de não falar da arbitragem. Vamos deixar assim, desculpa”.

Na sequência da temporada, Flamengo e Atlético voltam a se enfrentar já na quinta-feira (31 de julho), pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil, novamente no Maracanã, às 21h30 (horário de Brasília). A partida de volta está marcada para quarta-feira (06 de agosto), às 19h (horário de Brasília), na Arena MRV, em Belo Horizonte.