A defesa do Flamengo alcançou um feito inédito nesta década ao se tornar a mais goleadora do período. Com o gol de Léo Pereira na vitória sobre o Mirassol, no sábado (09 de agosto), a equipe chegou a 11 tentos marcados por zagueiros em 2025, superando a marca de 10 gols registrada no ano anterior. Esse desempenho vem acompanhado da solidez defensiva que mantém o time como o menos vazado do Brasileirão.
Notícias mais lidas:
Historicamente, a participação ofensiva dos defensores tem crescido gradualmente. Em 2021, foram apenas cinco gols anotados pela zaga, número que subiu para seis em 2022, oito em 2023 e dez em 2024. A atual temporada já supera todas as anteriores e ainda conta com 20 rodadas do Brasileirão e as oitavas de final da Libertadores no calendário, aumentando a possibilidade de ampliar o recorde.
O trio formado por Léo Pereira, Léo Ortiz e Danilo é o responsável direto pelo marco de 2025. Léo Pereira e Ortiz somam quatro gols cada, enquanto Danilo balançou as redes três vezes. Nove desses 11 gols tiveram caráter decisivo, ocorrendo quando a equipe estava empatada ou atrás no placar por um gol, o que reforça a importância da contribuição ofensiva da defesa.
Além dos números, a sintonia entre os jogadores também chama atenção. Léo Ortiz revelou que ele e Léo Pereira criaram um cumprimento especial para celebrar os gols, inspirado em esportes americanos que costumam assistir juntos.
“Um cumprimento que a gente faz todo dia, e aí sempre quando sai gol de um ou de outro, a gente acaba fazendo e comemorando junto”, explicou Ortiz.
“Eu estou feliz por ele (Léo Pereira), espero que saiam mais gols dos zagueiros, tanto meu quanto dele, quanto do Danilo”, completou o defensor, ressaltando que o objetivo principal segue sendo manter uma defesa sólida, mas reconhecendo a relevância das jogadas ofensivas em lances de bola aérea.
Os dados desta década evidenciam a evolução: em 2021, Gustavo Henrique (3 gols), Bruno Viana (1) e Rodrigo Caio (1) somaram cinco gols; em 2022, Fabrício Bruno, Gustavo Henrique e Léo Pereira marcaram dois cada, totalizando seis; em 2023, Pereira foi artilheiro da zaga com quatro, seguido por Fabrício Bruno (3) e David Luiz (1); e em 2024, Pereira repetiu os quatro gols, David Luiz fez três, Ortiz dois e Fabrício Bruno um.
Essa contribuição ofensiva, embora não seja a função primordial dos zagueiros, tornou-se uma arma estratégica para o Flamengo. Em jogos equilibrados, a bola parada e a presença física dos defensores têm sido determinantes para definir resultados e manter o time competitivo nas duas frentes — Campeonato Brasileiro e Libertadores.