Bruno Henrique poderá jogar a Libertadores pelo Flamengo?

Bruno Henrique pelo Flamengo (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)

O caso envolvendo suposta fraude esportiva atribuída ao atacante Bruno Henrique, do Flamengo, ganhou contornos judiciais. Em abril deste ano, a Polícia Federal indiciou o jogador por fraude esportiva. A denúncia do Ministério Público do DF e Territórios foi aceita pela Justiça do Distrito Federal. Assim, o atleta se tornou réu e responderá também na esfera comum pelo episódio ligado ao jogo contra o Santos.

Nesta quinta-feira (04 de setembro), o Superior Tribunal de Justiça Desportiva realizou o julgamento do caso. A sessão durou mais de oito horas. O atacante não esteve presencialmente; entrou por videoconferência, fez um breve pronunciamento e se declarou inocente. O advogado Alexandre Vitorino representou Bruno Henrique. Advogados do Flamengo, Michel Assef Filho e Flavio Willeman, também acompanharam a audiência.

Ao fim da sessão, os auditores decidiram por condenar o atleta por agir de forma contrária à ética desportiva, no artigo 243-A do CBJD, por 4 votos a 1. Ele recebeu 12 jogos de suspensão e multa de R$ 60 mil. Já no artigo 243, que trata de manipular e prejudicar uma equipe, houve absolvição. Cabe recurso no próprio STJD.

Enquanto o recurso não é julgado, o Flamengo vai pedir o efeito suspensivo e entrar com recurso ao Pleno do STJD. A lei garante a solicitação a partir de dois jogos de suspensão. Entretanto, pela gravidade do tema, pode haver decisão contrária, embora o clube acredite na obtenção da medida para que o jogador possa atuar até o julgamento no Pleno.

O caso tem origem em jogo do Brasileirão, no Mané Garrincha, em 2023, contra o Santos. Segundo as investigações, o atleta teria informado que tomaria cartão amarelo; as apostas chamaram atenção de casas de bets.

Sobre o alcance da punição, a suspensão vale apenas para o Campeonato Brasileiro, não abrangendo torneios internacionais. Assim, caso a condenação seja mantida, a lista de 12 jogos começaria na 23ª rodada, em Juventude x Flamengo (14/09), e incluiria confrontos com Vasco, Corinthians, Cruzeiro, Bahia, Botafogo, Palmeiras, Fortaleza, Sport, São Paulo, Santos e Fluminense.