CBF toma atitude importante para que o Brasil receba a Copa do Mundo de Clubes

Michelle Ramalho e Mattias Grafstrom (Foto: Divulgação/CBF)

A primeira Copa do Mundo de Clubes foi disputada nos Estados Unidos e vencida pelo Chelsea, da Inglaterra. A próxima edição está prevista para acontecer em 2029. No torneio deste ano, o Brasil teve quatro representantes: Flamengo, Palmeiras, Botafogo e Fluminense. O Fluminense chegou à semifinal; o Palmeiras caiu nas quartas. Já Flamengo e Botafogo foram eliminados nas oitavas de final.

Agora, a Confederação Brasileira de Futebol está trabalhando para sediar a competição em 2029. A vice-presidente Michelle Ramalho se reuniu com o secretário-geral da Fifa, Mattias Grafstrom, em Zurique, durante as comemorações dos 25 anos do programa acadêmico Fifa Master. Segundo a dirigente, o encontro serviu para apresentar o projeto brasileiro e reiterar o interesse da entidade.

“Deixei claro a nossa intenção de ser sede da Copa do Mundo de Clubes de 2029. Por enquanto é um desejo, mas já estamos nos colocando como candidatos. Posso dizer que a Fifa viu com bons olhos essa nossa posição”.

Entretanto, a movimentação não começou agora. O presidente da CBF, Samir Xaud, já havia manifestado o interesse em receber o torneio durante a edição deste ano, nos Estados Unidos. Até o momento, Brasil, Espanha e Marrocos aparecem como alternativas consideradas.

Além disso, Michelle destacou a importância de compreender as demandas da Fifa para países interessados em organizar o torneio. Ela também ressaltou o potencial impacto para os clubes brasileiros, que participaram em peso da edição inaugural e ganharam visibilidade internacional. A dirigente descreveu o encontro como um primeiro passo para estreitar laços e alinhar expectativas.

“Esse primeiro contato é muito importante. Estamos aqui para conhecer melhor as pessoas, os projetos e o que a Fifa espera de um país que deseja ser sede de uma Copa do Mundo de Clubes. O que posso reforçar é que a CBF quer muito essa competição, que seria um presente para os nossos clubes. Tenho certeza que mais uma vez o Brasil estará muito bem representado no Mundial”.

Aliás, a CBF cita a tradição do Brasil em receber grandes eventos da Fifa. O país sediou a Copa do Mundo em 1950 e 2014, além da Copa do Mundo Feminina em 2027. Também recebeu a primeira edição do Mundial de Clubes com chancela da entidade, em 2000.