Líder do Campeonato Brasileiro, o Flamengo visita o Juventude no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, pela 23ª rodada. O jogo acontece no domingo (14 de setembro), às 16 horas (horário de Brasília). O confronto recoloca em pauta a dificuldade rubro-negra na Serra Gaúcha. O Juve aparece na zona de rebaixamento, mas o histórico no estádio torna a partida cercada de atenção pela torcida.
Notícias mais lidas:
Vencer em Caxias do Sul tem sido raro para o Flamengo. O time não sai com os três pontos no Alfredo Jaconi há 28 anos. Em 1º de outubro de 1997, um gol contra do zagueiro Rodrigo Costa garantiu o 1 a 0. Antes disso, havia apenas outra vitória no estádio: 2 a 0 no Brasileiro de 1995, com gols de Sávio.
Depois daquele jogo de 1997, sucederam-se 13 partidas no Jaconi, com sete vitórias do Juventude e seis empates. O clube gaúcho marcou 23 gols e sofreu 15. Como curiosidade, quatro desses confrontos terminaram 2 a 2. Além disso, o Flamengo só não foi vazado no estádio justamente em suas duas vitórias.
A arbitragem para Juventude x Flamengo será de Raphael Claus, escolhido pela CBF para comandar o duelo. Será o 47º jogo do Flamengo apitado por ele. Neste ano, Claus trabalhou no empate com o Vasco e na vitória sobre o Fluminense, pelo Brasileiro. Também apitou a derrota para o Atlético-MG na Copa do Brasil. Segundo a publicação, a CBF vai anunciar em breve os assistentes.
Muito criticado por rubro-negros, o árbitro costuma ser alvo de reclamações quando escalado. Após o clássico com o Fluminense em 2024, por exemplo, torcedores do Flamengo criticaram muito a atuação. Aquele jogo terminou 2 a 0 para o rival e foi a primeira derrota de Filipe Luís no comando da equipe.
O momento do campeonato também pesa nesse debate. Afinal, o Rubro-Negro reclamou muito da arbitragem de Paulo Zanovelli após o empate com o Grêmio, e José Boto chegou a sugerir um padrão de marcações para prejudicar a equipe. Esse pano de fundo reacende a discussão às vésperas do duelo.
Além disso, Boto chamou atenção para a sequência de árbitros de federações ligadas a concorrentes diretos na tabela. Depois de um juiz da Federação Mineira, a CBF escalou Raphael Claus, da Federação Paulista. A coincidência chama atenção pelo contexto. Até o momento, não houve manifestações públicas da diretoria ou da torcida.
Para a partida, o Fla pode ter desfalques importantes para o jogo. Entre eles estão Jorginho, que ainda sente dores na coxa, e Varela, que voltou com uma pubalgia da seleção uruguaia. Ambos devem ser poupados visando o confronto contra o Estudiantes, pela Libertadores.
O Flamengo tem 47 pontos e está isolado na liderança do Brasileirão. A distância para o Cruzeiro, vice-líder, é de três pontos. Vencer o Juventude, 18º colocado, garante o topo da tabela e a manutenção da vantagem.