A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) está discutindo mudanças para a Copa do Brasil de 2026, com o objetivo de reduzir o número de jogos e enxugar o calendário do futebol nacional. A temporada de 2025 está perto do fim, mas a entidade já avalia alterações para o próximo ano. A medida busca ajustar as competições em razão da Copa do Mundo de 2026, que causará uma pausa obrigatória na Série A.
Notícias mais lidas:
Atualmente, o torneio tem partidas de ida e volta a partir da terceira fase, e os mandos de campo são definidos por sorteio. O plano da CBF prevê jogos únicos até as semifinais. As fases com jogo único teriam os mandos de campo sorteados. Assim, somente a decisão final teria jogos de ida e volta.
Segundo a apuração do jornal “Estadão”, a ideia é diminuir o número de datas do torneio de 12 para oito. Outra possibilidade discutida é a realização da final em campo neutro, o que também poderia ser uma partida única. Essas alterações ainda não foram oficializadas, mas a entidade pode anunciá-las até o final de outubro.
A competição, que atualmente oferece milhões de reais em prêmios, pagou R$ 77.175.000 ao time vencedor. Diante de um calendário já sobrecarregado, o Flamengo decidiu “abrir mão” da Copa do Brasil neste ano. O time carioca, aliás, já tem vaga confirmada para a edição de 2026 por ter sido campeão estadual de 2025.
Com as alterações, as fases da Copa do Brasil ficariam organizadas da seguinte forma: 1ª fase (jogo único), 2ª fase (jogo único), 3ª fase (jogo único), oitavas de final (jogo único), quartas de final (jogo único) e semifinais (jogo único).
Na terceira fase, entram os times da Libertadores e os campeões estaduais. As finais, por sua vez, seriam disputadas em partidas de ida e volta, com a possibilidade de serem em jogo único.