Libertadores: veja o retrospecto do Flamengo contra times argentinos

Flamengo no Maracanã (Foto: Adriano Fontes/CRF)

Classificado às quartas de final da Libertadores 2025, o Flamengo enfrenta o Estudiantes nesta quinta-feira (18 de setembro), às 21h30 (horário de Brasília), no Maracanã. O duelo é a partida de ida e sucede a eliminação do Internacional na fase anterior.

Entretanto, esta fase traz uma rara coincidência histórica. O Flamengo só encarou um argentino nas quartas uma vez: em 1991, contra o Boca Juniors, com queda rubro-negra. Antes da derrota para o Central Córdoba, na edição de 2025, o time somou 15 jogos de invencibilidade diante de argentinos, com oito vitórias e sete empates, contra River Plate (3), Racing (4), Vélez Sarsfield (4), Defensa y Justicia (2) e Talleres (2).

Na chave, caso avance, o Flamengo medirá forças na semifinal com o vencedor de Vélez Sarsfield x Racing. Os três clubes argentinos têm retrospectos negativos contra o Rubro-Negro, segundo os números históricos.

Contra o Estudiantes, próximo adversário, são oito encontros: três vitórias, quatro empates e uma derrota. O Flamengo marcou nove gols e sofreu cinco.

Além disso, o Vélez Sarsfield traz lembranças marcantes aos torcedores. Em 2022, houve semifinal entre as equipes, e o Flamengo venceu o jogo na Argentina por 4 a 0, no Estádio José Amalfitani, com hat-trick de Pedro. No total, são 13 partidas: nove vitórias, dois empates e duas derrotas, com 25 gols marcados e oito sofridos.

Já o Racing apresenta equilíbrio no histórico. Em 17 jogos, foram seis vitórias rubro-negras, seis empates e cinco derrotas, com 27 gols a favor e 27 contra. Em 2020, o Flamengo acabou eliminado nos pênaltis.

Somando os confrontos contra Estudiantes, Vélez e Racing, o Flamengo registra 18 vitórias, 12 empates e oito derrotas, com 61 gols marcados e 40 sofridos. Do outro lado da tabela, o River Plate enfrenta o Palmeiras, enquanto o São Paulo pega a LDU.

Por fim, há um capítulo extra no horizonte do chaveamento. Em 2019, em Lima (Peru), o Flamengo venceu o River Plate por 2 a 1 na final. O retrospecto geral entre os clubes tem 18 jogos, com oito vitórias rubro-negras, quatro empates e seis derrotas, além de 29 gols marcados e 24 sofridos. A final de 2025 também será realizada em Lima, no Estádio Monumental.