A vitória do Flamengo por 2 a 1 sobre o Estudiantes, pela ida das quartas da Libertadores, trouxe nova polêmica sobre a arbitragem de Andrés Rojas. Nesta sexta (19), o ex-jogador Felipe Melo, no Seleção SporTV, acusou o juiz de agir com má-fé no Maracanã.
Notícias mais lidas:
No programa, Felipe Melo contestou a expulsão de Plata, cobrou revisão do possível pênalti e disse ver intenção do árbitro.
“A jogada da expulsão é ridícula, porque o Plata nem sequer faz o movimento martelo, ele tira a bola do adversário. Antes disso existe um pênalti claro, existe um pênalti para o Flamengo, então o VAR poderia ter trabalhado. Por isso eu acho que o árbitro estava mal-intencionado, eu posso dizer isso, sem problema nenhum, para mim o árbitro estava mal-intencionado”.
O jogo de quinta-feira (18) teve início fulminante: com 15 segundos, Pedro abriu o placar. Aos oito minutos, Varela fez o segundo após cruzamento de Ayrton Lucas. Já no fim, Carrillo descontou aos 45 do segundo tempo, depois da expulsão de Plata. A volta está marcada para quinta-feira (25 de setembro), às 21 horas e 30 minutos (horário de Brasília), no Estádio Jorge Luis Hirschi, e o Flamengo tem a vantagem do empate.
Ele reforçou a crítica, defendendo punição ao colombiano e citando falhas do VAR. Segundo afirmou, a decisão de retirar o segundo amarelo de Plata indica concordância parcial da Conmebol.
“Não foi só incompetente, ele estava mal-intencionado, esse árbitro precisa ser punido. Ao tirar o cartão do Plata, ele realmente precisa ser punido. São duas jogadas em uma, tem um pênalti para o Flamengo, ele não dá o pênalti e expulsa o jogador. E o VAR nem sequer chama para ver o pênalti. Um absurdo de fato”
José Boto, diretor técnico do Flamengo, participou do programa e endossou as críticas. Ele disse concordar com a avaliação de Felipe Melo e criticou a postura da equipe de arbitragem durante a partida.
Boto ainda ligou alerta para a partida de volta na Argentina e cobrou atenção na escolha da equipe de arbitragem. Ainda não há nenhuma informação oficialmente confirmada sobre eventuais punições ao juiz ou decisões adicionais da Conmebol.
O confronto de ida no Maracanã também registrou pressão inicial do Flamengo, grande defesa de Muslera em finalização de Pedro e expulsão de Plata na etapa final. O placar terminou 2 a 1 para os rubro-negros.