A Conmebol oficializou, nesta segunda-feira (22 de setembro), a anulação da expulsão de Gonzalo Plata, atacante do Flamengo, na Libertadores. Com a decisão, o jogador está liberado para atuar no jogo de volta contra o Estudiantes, na Argentina, às 21h30 (horário de Brasília).
Notícias mais lidas:
O árbitro expulsou o equatoriano na última quinta-feira (18), no Maracanã, aos 38 minutos da etapa final, após o segundo amarelo. A entidade já havia admitido erro no dia seguinte. Além disso, o Flamengo recebeu inicialmente comunicado de suspensão e multa por cartões a Samuel Lino, Saúl e Bruno Henrique.
Em nota divulgada nesta segunda-feira (22 de setembro), a Conmebol descreveu a revisão do lance. Afinal, a anulação atendeu a um pedido do Flamengo.
“após uma revisão exaustiva das imagens da partida, a Comissão de Árbitros concluiu que o segundo cartão amarelo foi resultado de um erro manifesto.”
A Conmebol ressaltou que, pelas Regras do Jogo, um segundo amarelo não é passível de revisão pelo VAR. Entretanto, a equipe de arbitragem não revisou a sanção durante a partida.
No dia seguinte ao jogo, a entidade divulgou vídeo com os áudios do VAR. Ali, o narrador reconhece que Andrés Rojas não deveria ter mostrado o cartão vermelho.
Segundo a CNN, o Estudiantes ameaçava levar a partida à Justiça caso Plata estivesse em campo, pois não tinha recebido aviso. Com o comunicado oficial, a Conmebol respalda o Flamengo e traz alívio aos rubro-negros.
O duelo de ida terminou 2 a 1 para o Flamengo, e a decisão ocorre em La Plata. A Conmebol reverteu essa suspensão, antes comunicada.