Hoje, no Maracanã, às 20h30 (horário de Brasília), Flamengo e Cruzeiro se enfrentam pela 26ª rodada do Brasileirão. O duelo reúne o líder e o terceiro colocado e marca o primeiro encontro de Gabigol com o Maracanã lotado de torcedores rubro-negros.
Notícias mais lidas:
Antes, o atacante encerrou uma passagem de seis anos pelo clube no fim de 2024. Na despedida, a torcida protestou contra a diretoria, ele marcou o gol do empate com o Vitória, e o Flamengo expôs no gramado os 17 troféus conquistados. Mais de 67 mil presentes fizeram mosaico, ergueram bandeiras e cantaram, enquanto o jogador cumprimentou os companheiros.
Depois, o então presidente Rodolfo Landim foi xingado por não renovar o contrato. O clube entregou uma placa especial, mas Gabigol não posou para a foto com a diretoria.
No primeiro turno, o reencontro esportivo aconteceu no Mineirão. Gabigol saiu do banco, converteu um pênalti nos acréscimos e definiu o 2 a 1 para o Cruzeiro. Ele não comemorou o gol, celebrou a vitória com os companheiros.
O retrospecto do atacante contra o Flamengo é regular. São oito confrontos, com duas vitórias, quatro empates e duas derrotas. Os triunfos ocorreram pelo Cruzeiro, no Mineirão em 2025, e pelo Santos, em 2014, no Maracanã. Pelo clube paulista, ele também marcou no empate de 2018. Nos demais jogos, esteve em campo ou no banco em duelos entre 2013 e 2018, com saldo equilibrado frente ao Rubro-Negro.
Já os números do campeonato elevam a expectativa do duelo. O Flamengo lidera as estatísticas: 16 vitórias, 2 derrotas, 50 gols marcados, 12 sofridos e saldo de 38. O Cruzeiro soma 15 vitórias, 5 derrotas, 39 gols, 19 sofridos e saldo de 20.
O Fla está invicto há 11 jogos e perdeu pela última vez em 16 de julho, para o Santos, na Vila Belmiro. No recorte recente entre os clubes, a Raposa venceu o último jogo por 2 a 1, mas o Flamengo tem oito vitórias e um empate nas dez partidas anteriores.
Agora, o jogo terá transmissão de sportv e Premiere. O Flamengo relaciona Ayrton Lucas e mantém Pulgar fora. No Cruzeiro, Lucas Villalba, Gabriel Barbosa e Luis Sinisterra voltam, e Wanderson, Fagner e Jonathan Jesus desfalcam. A arbitragem será de Ramon Abatti Abel, com VAR de Caio Max Augusto Vieira.