STJD intima José Boto, do Flamengo, por declaração envolvendo o Palmeiras

Diretor José Boto em coletiva (Foto: Paula Reis/Flamengo)

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) irá convocar o diretor de futebol do Flamengo, José Boto, para prestar esclarecimentos após declarações sobre arbitragem feitas depois da derrota para o Bahia. Segundo apuração da ESPN, o dirigente entrou “na mira” do órgão por insinuar favorecimento ao Palmeiras após a 27ª rodada do Brasileirão.

Além disso, o tema ganhou força após polêmicas no clássico entre Palmeiras e São Paulo, no domingo (05 de outubro). Aos seis minutos do segundo tempo, Allan dividiu com Gonzalo Tapia e o árbitro não marcou pênalti; o VAR não chamou revisão. Também houve “soladas” de Gustavo Gómez e Andreas Pereira sem cartão vermelho. Em casos anteriores, John Textor pagou multa de R$ 1 milhão ao STJD, e João Martins recebeu três jogos de suspensão. Flamengo e Palmeiras se enfrentam no dia 19 de outubro, no Maracanã, às 18h30 (horário de Brasília).

Questionado após a partida contra o Bahia, Boto relacionou a derrota a falhas do time e criticou o que vê em outros jogos.

“Perdemos por culpa nossa e erros nossos. Mas o que se passa em outros campos é vergonhoso. Tentamos falar com CBF, presidente da comissão da arbitragem, mas continua igual. O que acontece em outros campos deixa suspeitas. O árbitro que nos prejudicou (contra o Cruzeiro) ganhou com prêmio apitar o jogo do nosso rival e fez o que fez. Alguém da CBF tem que vir falar sobre isso”.

Depois, ele afirmou que não acusa ninguém, mas apontou diferenças de critérios entre equipes.

“Basta vocês verem o que se passa. Eu não estou acusando ninguém, mas isso não me cheira bem. Não parece ser apenas falta de qualidade dos árbitros, porque uns apitam de uma maneira quando vão em um time e apitam de outra para outro. Isso nos prejudica, prejudica o esforço dos nossos jogadores”.

Nos bastidores, segundo apuração da ESPN, pessoas próximas a Boto admitiram desconforto por ele ter tomado conhecimento da demanda da Procuradoria do STJD pela imprensa. A reportagem também soube que o clube vê pouca clareza sobre a “temperatura” em campo após rusgas recentes.