Flamengo acerta saída de volante para clube árabe

Camisa do Flamengo com patrocínio da Betano (Foto: Divulgação)

O Flamengo rescindiu o contrato do volante João Alves, do Sub-20, que acertou com o Al-Wasl, dos Emirados Árabes Unidos. O novo vínculo tem duração de dois anos. A saída aconteceu de forma amigável entre as partes. O Flamengo manteve 30% dos direitos econômicos do atleta.

Cria do Ninho, o jogador foi titular sob o comando de Filipe Luís em 2024. Neste ano, virou opção no banco. Em 2025, disputou 34 partidas pelo Sub-20. Ele integrou os elencos bicampeões da Libertadores e do Mundial da categoria. No clube, tinha multa avaliada em 50 milhões de euros.

Além disso, a descoberta do meio-campista teve a participação de Renê, idealizador do Projeto R6, em Picos, no Piauí. O treinador Felipe Sousa percebeu o talento do atleta em um evento de X1 na base em 2022. Com o apoio de Renê, João passou por avaliação no Flamengo e se firmou por três anos.

imagem_2025-10-08_145849088

Em 2024, João Alves falou sobre a própria trajetória e a chance recebida desde a base.

“Acho que é cada dia um novo degrau que se vai subindo. Desde lá de Picos, que tive a grande oportunidade de ser reconhecido através de Renê, cada dia eu vivo uma nova experiência. Jogar no Flamengo para mim é a realização de um sonho. Que jogador que não tem a grande vontade de estar onde estamos? E é isso! Sou muito grato primeiro a Deus, depois a Renê, por ter confiado desde Picos e muito mais vamos avançar.”

Renê, lateral do Fluminense e idealizador do R6, comentou a evolução dos jovens do projeto e o espaço conquistado por João nas categorias de base do Flamengo.

“Felipe é um zagueiro promissor. Foi o primeiro que saiu do projeto para ir para o Flamengo. Depois tem o João Victor, um jogador que também chegou no sub-17 do Flamengo, teve mais um pouco de dificuldade do que o Felipe na chegada, mas é um jogador que desde o ano passado vem evoluindo bastante, vem buscando espaço.”