Time do Flamengo deve ter mudanças com retorno de Pulgar

Erick Pulgar celebra mais um gol com a camisa do Flamengo - Foto: Gilvan de Souza/Flamengo
Erick Pulgar celebra mais um gol com a camisa do Flamengo - Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

Após mais de três meses afastado, Erick Pulgar voltou a treinar com o elenco do Flamengo e pode ser novidade no clássico contra o Botafogo, nesta quarta-feira (15), pelo Campeonato Brasileiro. O chileno se recuperou de uma lesão sofrida no dia 29 de junho, na partida contra o Bayern de Munique, durante a disputa da Copa do Mundo de Clubes.

Desde então, vinha em processo de reabilitação e foi liberado para iniciar a transição física nesta semana. A reintegração de Pulgar ao grupo reacende a disputa por uma vaga no setor de meio-campo rubro-negro, que tem sido dominado por Saúl nos últimos meses.

Considerado peça-chave no esquema de Filipe Luís antes da lesão, Pulgar terá a missão de reconquistar espaço em uma zona onde a concorrência se intensificou. Durante sua ausência, jogadores como Allan, Evertton Araújo, De la Cruz e o próprio Saúl se revezaram na função.

Disputa intensa pela titularidade

Pulgar soma 33 partidas na temporada, sendo 30 como titular. Com ele em campo, o Fla acumulou 15 vitórias, seis empates e apenas duas derrotas, além de 43 gols marcados e 13 sofridos. Os números reforçam sua influência em campo e o status de “nível Barcelona”, como já definido por Filipe Luís.

No entanto, o retorno à titularidade não será simples. Saúl tem sido a principal escolha desde sua chegada e apresentou bom desempenho: seis vitórias, três empates e uma derrota, com 21 gols feitos e apenas seis sofridos.

Outra alternativa, De la Cruz, também voltou recentemente após lesões nos dois joelhos e tem recebido atenção especial da comissão técnica. Ele participou de 21 partidas como titular, com 12 vitórias, seis empates e três derrotas.

Mudanças no esquema tático

Para acomodar Pulgar e manter Saúl, Filipe estuda a possibilidade de alterar a formação tática da equipe. Uma das alternativas é deslocar o espanhol para o lado direito do meio, em uma função semelhante à desempenhada por Gerson antes de sua saída.

Essa mudança, no entanto, exigiria a saída de um dos pontas da equipe, setor atualmente disputado por Carrascal, Plata e Luiz Araújo.

A decisão final dependerá também das condições físicas de Saúl, que está em tratamento por dores no tornozelo esquerdo. Segundo o clube, não há lesão detectada, e a expectativa é que o espanhol esteja à disposição para o clássico.

Prioridades e cenário atual

O Flamengo entra na reta decisiva da temporada com foco dividido entre o Campeonato Brasileiro e a Copa Libertadores. Vice-líder da Série A com 55 pontos — mesma pontuação do Palmeiras, líder por ter uma vitória a mais —, o Rubro-Negro se prepara também para a semifinal continental contra o Racing, da Argentina, marcada para o fim deste mês.