Os destaques do dia no futebol brasileiro passam pela punição de Bruno Henrique na Conmebol — com multa e advertência, mas presença garantida na Libertadores —, pelo acesso do Náutico à Série B de 2026 após vitória dramática sobre o Brusque e pela entrevista de Jorginho ao UOL, na qual o meio-campista do Flamengo se coloca à frente de Cristiano Ronaldo e Gabigol nas cobranças de pênalti, além de celebrar a fase no clube.
Notícias mais lidas:
Conmebol pune Bruno Henrique, mas atacante segue liberado na Libertadores
A Comissão Disciplinar da Conmebol puniu Bruno Henrique, do Flamengo, com advertência e multa de US$ 25 mil (cerca de R$ 136 mil) após julgamento nesta segunda-feira (13). O valor será descontado de premiações ao fim da competição, mas o atacante segue à disposição para as semifinais da Libertadores contra o Racing. O Flamengo informou que irá recorrer, e o jogador participou da audiência virtual pedindo desculpas e relatando o “clima hostil” na Argentina.
O episódio ocorreu em 25 de setembro, em La Plata, depois da classificação nos pênaltis contra o Estudiantes, quando torcedores arremessaram objetos e fizeram provocações no gramado. Irritado, Bruno Henrique respondeu com gestos obscenos. A Conmebol reuniu links de reportagens da imprensa argentina e enquadrou o atleta nos artigos 11.2b e 11.2c do Código Disciplinar, que poderiam levar à suspensão. A decisão final ficou em advertência e multa.
“Sou sempre o ruim da história, né? Incrível. Só mostram a minha parte, mas a parte de nós jogadores sendo atingidos por objetos, latas e outras coisas, não mostraram. Inclusive, só tive essa reação por ter recebido um isqueiro no rosto”.
No Brasil, o atacante ainda responde a processo no STJD por acusação de manipulação esportiva: foi suspenso por 12 jogos, mas obteve efeito suspensivo até o julgamento do recurso no Pleno, ainda sem data. A punição não se aplica à Libertadores, por ser competição da Conmebol, e a Justiça Comum também analisa o caso, sem audiência marcada.
Cria do Flamengo decide, Náutico vence o Brusque e garante retorno à Série B de 2026
O Náutico confirmou o acesso à Série B de 2026 ao vencer o Brusque por 2 a 1, nos Aflitos, no sábado (11). O resultado coroou a reação alvirrubra na reta final da Série C e desencadeou a invasão do gramado pela torcida, em festa pelo retorno à segunda divisão após um ano de instabilidade.
A partida teve roteiro de tensão: Hélio abriu o placar aos 33 minutos do primeiro tempo, o Brusque empatou pouco depois em gol contra de Mateus Silva, e a virada veio no fim, em pênalti convertido por Paulo Sérgio — cria do Flamengo, decisivo mesmo após uma temporada marcada por lesões e até uma virose em 2025, segundo o ge. O atacante soma 24 gols em 50 jogos pelo Náutico e tem contrato até o fim da temporada.
“O goleiro foi na abertinha?”
“Calma… Foi muito ansioso. Nasceu de seis meses? Saiu muito antes padrin (sic), tá maluco!”
Jorginho se coloca acima de Cristiano e Gabigol em pênaltis e exalta momento no Flamengo
Em entrevista ao UOL nesta segunda-feira (13), Jorginho comentou cobranças de pênalti, citou Henrique Dourado, Neymar e Messi como referências e surpreendeu ao se colocar à frente de Cristiano Ronaldo e Gabigol. No Flamengo, já converteu três pênaltis — contra Bayern de Munique, Atlético-MG e Estudiantes —, ganhou titularidade e liderança no elenco, e atribuiu a fase ao ambiente e ao apoio da torcida.
“Jorginho ou Henrique Dourado? Dourado. Jorginho ou Gabigol? Jorginho. Jorginho ou Neymar? Neymar. Jorginho ou Cristiano Ronaldo? Jorginho. Jorginho ou Lionel Messi? Messi.”
“Com certeza aquele período que eu estive aqui foi importante não só para mim, mas também para minha esposa, porque ela sendo britânica, não conhecendo tanto o Brasil, seria importante saber que ela estaria tranquila de poder vir, de que gostou. Então, foram dias legais que a gente passou aqui sabendo que ela estaria tranquila. Isso fez com que eu também estivesse tranquilo para tomar essa decisão, para que a gente pudesse viver essa experiência.”
“Por coincidência, a gente acabou não se enfrentando. Mas acompanhei muito a carreira dele e agora, como treinador, está sendo muito bacana, muito legal mesmo, porque estou aprendendo com ele também. Aprendi muito com todos os treinadores que eu tive e ele, começando agora, já está começando com o pé direito, no caminho certo e está demonstrando todo o potencial que tem com o excelente trabalho que vem fazendo.”