Contratado pelo Flamengo no início desta temporada, Léo Ortiz vinha sendo peça regular no sistema defensivo da equipe. Contudo, o zagueiro precisou ser substituído ainda no primeiro tempo da vitória sobre o Palmeiras por 3 a 2, no domingo (19 de outubro), no Maracanã. O defensor rubro-negro se machucou após uma dividida com Vitor Roque, atacante adversário, e teve que deixar o gramado com a perna imobilizada.
Notícias mais lidas:
Conforme os exames realizados, foi descartada a possibilidade de fratura no tornozelo direito, o que inicialmente causou grande apreensão no clube. De acordo com o diagnóstico final, Ortiz sofreu um estiramento no ligamento do tornozelo. Dessa forma, o Flamengo confirmou que o jogador já iniciou tratamento junto ao departamento médico no Ninho do Urubu.
Aos 16 minutos do primeiro tempo, o defensor travou um duelo com Vitor Roque dentro da área. Embora tenha tentado permanecer em campo, Ortiz não suportou as dores e pediu substituição cerca de cinco minutos depois. Nesse intervalo, o Flamengo ficou com um jogador a menos e, nesse curto período, sofreu o gol de empate do Palmeiras, marcado justamente por Vitor Roque.
A situação gerou confusão entre o banco de reservas e o departamento médico. O técnico Filipe Luís aguardava uma definição do quadro clínico antes de autorizar a entrada de Danilo. Com isso, a equipe ficou desfalcada por quase dois minutos, momento que acabou sendo determinante para o empate adversário.
“Substituído ainda no primeiro tempo de Flamengo 3 x 2 Palmeiras, o zagueiro Léo Ortiz logo foi encaminhado para o hospital, onde realizou exames de radiografia e ressonância magnética. O resultado não apontou fratura, apenas um estiramento do ligamento no tornozelo direito. O atleta já iniciou o tratamento com o Departamento Médico do Flamengo”, informou o clube por meio de nota oficial.
Apesar do contratempo, o Flamengo conseguiu retomar a vantagem no placar com gols de Jorginho e Pedro. Gustavo Gómez ainda descontou no fim, mas o resultado final garantiu os três pontos ao Rubro-Negro, que chegou aos 61 pontos, igualando o Palmeiras na tabela do Brasileirão, embora permanecendo atrás nos critérios de desempate.
O clube ainda não estabeleceu uma previsão de retorno para o zagueiro, que certamente será desfalque nos próximos compromissos. O Flamengo volta a campo na quarta-feira (22 de outubro), às 21h30 (horário de Brasília), diante do Racing, no Maracanã, pela semifinal da Libertadores. Já pelo Campeonato Brasileiro, a equipe enfrenta o Fortaleza no sábado (25 de outubro), às 19h30 (horário de Brasília), no Castelão.