A declaração de Mauro Cezar sobre a final da Libertadores entre Flamengo x Palmeiras

Mauro Cesar em Programa pela Jovem Pan - Foto: Reprodução/Jovem Pan

A final da Libertadores entre Palmeiras e Flamengo, marcada para Lima em 29 de novembro, ganhou avaliação cautelosa de Mauro Cezar nesta sexta-feira (31 de outubro). Os finalistas superaram Racing (2024) e LDU (2023), últimos campeões da Sul-Americana. Para o jornalista, não há favorito.

No X, Mauro Cezar citou a instabilidade recente de ambos os times ao rechaçar qualquer tentativa de apontar vantagem antecipada. Ele usou exemplos das semifinais e do calendário recente para sustentar a análise.

“Muito pretensioso alguém dizer quem é o favorito para a final da Libertadores 30 dias antes. Até porque ambos os times são instáveis nesse momento. Exemplos? O Flamengo fez um papelão sábado contra o Fortaleza e o Palmeiras construiu uma virada histórica, que foi necessária, porque uma semana antes perdeu para essa mesma LDU por 3-0. E levando todos os gols no primeiro tempo. Tá bom?”

Ele também classificou como irrelevantes as projeções sobre um suposto favorito, chamando-as de “achismo” e “caça clique”. A crítica foi direcionada a análises publicadas antes da decisão.

“Se ouvir/ler alguém apontando favorito, não importa se hoje ou em um mês, entenda como mero chute. Um caça clique talvez. Algo irrelevante. Achismo”.

Em participação no Posse de Bola, do Canal UOL, o comentarista reforçou que a partida decisiva tem dinâmica própria e não depende do contexto do Brasileiro.

“São dois times, nesse momento, muito instáveis. A gente tem que olhar os últimos jogos, não só os jogos da Copa Libertadores. Os dois oscilam muito entre atuações muito boas e outras muito aquém. Acho que até lá muita coisa vai acontecer e o próprio Campeonato Brasileiro pode ter uma influência no estado de ânimo de uma equipe ou de outra e mesmo assim vai ser um jogo totalmente descolado dos demais. A mobilização para essa partida não tem vínculo com o Brasileiro. É um jogo totalmente descolado de tudo. É um jogo que tem vida própria”.

O confronto reedita a decisão de 2021, vencida pelo Palmeiras por 2 a 1, no Uruguai. Raphael Veiga e Deyverson marcaram para o Verdão, e Gabigol fez o gol rubro-negro. O jogo ficou marcado pelo erro de Andreas Pereira, que na época era atleta do Flamengo.

Em 2025, Andreas Pereira voltará a disputar uma final entre Palmeiras e Flamengo, agora pelo Verdão. Torcedores movimentaram as redes sociais nesta sexta-feira (31 de outubro). Lima guarda boas recordações para os rubro-negros, campeões da Libertadores em 2019.