A conquista do Campeonato Brasileiro pelo Flamengo, garantida após a vitória por 1 a 0 sobre o Ceará na noite de quarta-feira (3), no Maracanã, foi celebrada com intensidade pela diretoria rubro-negra. O presidente Luiz Eduardo Baptista, o Bap, aproveitou o momento para fazer declarações incisivas, exaltando o planejamento do clube e respondendo críticas direcionadas à equipe durante a temporada.
Notícias mais lidas:
O dirigente destacou que o título nacional era uma das metas centrais do ano, ao lado da Libertadores, vencida no último sábado (29), diante do Palmeiras. Conforme Bap, a organização foi determinante para alcançar os dois troféus mais importantes do calendário. “Nós nos planejamos para isso. Sempre disse que a prioridade nossa era Brasileiro e Libertadores, tanto que o prêmio do Brasileiro é mais do que a Libertadores. Cumprimos com o que a gente esperava. Nos planejamos exatamente para o que estamos conquistando. Estou muito feliz. Espero que a gente continue sendo campeões da porra toda. Para desespero dos detratores, dos cretinos e hipócritas, que nada sabem. Inclusive da Terra da Garoa”.
Aliás, ao ser questionado sobre o futuro do técnico Filipe Luís, que tem contrato apenas até o fim de dezembro, o presidente preferiu evitar respostas objetivas. A negociação pela renovação segue indefinida. “Torcedor não tinha nada dois minutos atrás. Vamos comemorar, galera. Vocês não tinham porra nenhuma pouco tempo atrás. Agora somos tetracampeões da Libertadores e eneacampeões brasileiros”.
Enquanto isso, o clube já projeta sua participação na Copa Intercontinental, com estreia marcada para quarta-feira (10 de dezembro), às 14h (horário de Brasília), contra o Cruz Azul. Se avançar, enfrentará o Pyramids, do Egito, e, numa eventual final, o adversário será o PSG.
Segundo Bap, a competição é vista como uma chance de reafirmação internacional. “A gente não entra em nada para perder. Este ano a gente provou isso. Acho que a Copa Intercontinental é uma oportunidade de a gente mostrar para o mundo que o nosso elenco hoje é mais robusto do que no Mundial. Eu acho que a gente chega mais inteiro para a Copa Intercontinental do que a gente foi para o Mundial. Então vamos para dentro”.
Apesar do tom provocativo das falas, o ambiente interno do clube é de comemoração. A equipe fechou o ano com cinco títulos: além do Brasileirão e da Libertadores, venceu também a Supercopa do Brasil, a Copa do Brasil e a Recopa Sul-Americana, tornando-se detentora simultânea dos principais troféus em disputa no futebol brasileiro.
Antes da viagem ao Catar, o Flamengo ainda entra em campo pelo Campeonato Brasileiro no sábado (6), às 16h (horário de Brasília), contra o Mirassol. A equipe será representada pelo elenco sub-20, já que os titulares serão poupados visando o torneio internacional.


















