Jornal da França destaca partida entre Flamengo e PSG pelo Mundial

Flamengo enfrenta o PSG na final
PSG anuncia final contra o Flamengo nas redes (Foto: Divulgação)

O Paris Saint-Germain terá uma chance histórica nesta quarta-feira (17), às 14h (horário de Brasília), quando enfrentará o Flamengo na final da Copa Intercontinental 2025, no Estádio Ahmad bin Ali, no Catar. De acordo com o jornal francês L’Équipe, o duelo representa uma “oportunidade de ouro” para o clube parisiense conquistar um feito inédito para a França.

Conforme destacado na edição do jornal publicada na véspera da partida, esta será a primeira vez que um clube francês disputará a decisão da competição. A publicação utilizou a manchete “A história em curso” para ilustrar o momento, destacando que o PSG pode se tornar o primeiro representante do país a conquistar um título mundial de clubes.

Na capa da edição, o L’Équipe trouxe os treinadores Luis Enrique e Filipe Luís, além dos jogadores Désiré Doué, pelo PSG, e Jorginho, pelo Flamengo. O jornal também relembrou que, em 1993, o Olympique de Marselha chegou a vencer a Champions League, mas foi impedido de disputar o Mundial de Clubes por conta de uma suspensão da Uefa, o que mantém o país ainda sem um campeão mundial no futebol de clubes.

Anteriormente, o PSG chegou perto do título mundial ao disputar a Copa do Mundo de Clubes, em junho deste ano, nos Estados Unidos. Na ocasião, após eliminar adversários como Bayern de Munique e Real Madrid, o time francês foi derrotado na final pelo Chelsea, por 3 a 0. A final contra o Flamengo, portanto, surge como nova chance de encerrar o ano com um troféu de peso.

O jornal francês também relembrou o investimento feito pelo PSG para montar o elenco que disputa a Copa Intercontinental, com gastos que chegaram a 729,4 milhões de euros, quase cinco vezes mais do que o valor investido pelo Flamengo. Ainda assim, reconheceu o desafio que o clube francês terá diante do atual campeão da Libertadores, elogiado inclusive por Luis Enrique, que afirmou: “Será uma final apaixonante”.

Aliás, a admiração pelo adversário brasileiro foi compartilhada por jogadores como Vitinha, que destacou a qualidade do elenco rubro-negro. Segundo ele, o PSG aprendeu com a derrota anterior para o Botafogo na Copa do Mundo de Clubes e se preparou para não repetir os mesmos erros.

Com a expectativa de um confronto equilibrado, a final marca não apenas a busca por mais um título internacional, mas também um capítulo importante na história do futebol francês, que ainda persegue seu primeiro troféu mundial entre clubes.