Após punição da Conmebol, Flamengo faz apelo para a torcida flamenguista: ‘Torça com responsabilidade’

Por conta de bombas e sinalizadores acendidos na partida contra o Emelec, em julho, clube foi multado em 10 mil dólares e, em caso de reincidência, pode sofrer sanções mais duras

Taça da Copa Libertadores da América (Foto: Divulgação/Conmebol)

A Nação fará mais uma vez sua parte na quarta-feira, lotando as arquibancadas do Maracanã diante do Internacional no jogo que abre o confronto das quartas de final da Libertadores.

A presença e o apoio da torcida é bem-vindo, mas, por conta da recente punição sofrida pelo clube pelas bombas e sinalizadores acessos durante a partida contra o Emelec (EQU), na fase anterior da Copa, a diretoria reforçou o pedido por um comportamento consciente dos torcedores.

Leia também:

— Torça com responsabilidade. Seu apoio é fundamental para que nossos atletas busquem as vitórias dentro de campo, e sua consciência na arquibancada é primordial para que o clube não seja punido”, diz parte da nota publicada pelo clube da Gávea nesta segunda-feira, em seu site oficial.

A preocupação na Gávea é que, em caso de reincidência, “medidas mais duras” devem ser tomadas pela Conmebol, que já puniu o Flamengo com dois jogos de portões fechados na Copa Libertadores de 2018 por conta dos incidentes na final da Copa Sul-Americana de 2017. A direção do clube pede que os torcedores respeitem regulamento da Copa e reforça que, caso seja punido novamente, o Fla pode até perder mando de campo em torneios da Conmebol.

Enquadrado em artigos do Regulamento Disciplinar do Regulamento de Segurança da Conmebol (veja os detalhes abaixo), o Flamengo foi multado em 10 mil dólares por conta das bombas e sinalizadores acessos na partida contra o Emelec, do Equador, no Maracanã, nas oitavas de final da Copa Libertadores.

A torcida esgotará as entradas para a partida contra o Internacional, na quarta, no Maracanã. Até às 13h desta segunda haviam sido vendido 55.050 entradas, restando pouco mais de mil ingressos para o Setor Sul e Maracanã Mais.

O clube reforça que a Nação “não jogue objetos no gramado, não danifique ou vandalize as estruturas do estádio, não utilize fogos, bombas, sinalizadores ou qualquer objeto pirotécnico no interior do estádio”, entre outras questões.

Confira abaixo, na íntegra, a publicação feita pelo Flamengo nesta segunda:

Na última sexta-feira (9/8), o Tribunal de Disciplina da CONMEBOL puniu o Flamengo por infringir as normas da confederação, na partida contra o Emelec, nos artigos 13.2, inciso c), e 21 TER. REINCIDENCIA, no Regulamento Disciplinar, e no artigo 25, incisos e) e g), no Regulamento de Segurança, descritos abaixo:

Regulamento Disciplinar:

ARTIGO 13. OUTRAS INFRAÇÕES

2. As sanções disciplinares previstas nos Artigos 18 e 20 deste Regulamento podem ser impostas às Associações Membro e clubes em casos de comportamento incorreto ou inapropriado de seus torcedores, incluindo:

c) Sinalizadores, fogos de artifício ou qualquer outro objeto pirotécnico.

ARTIGO 21 TER. REINCIDÊNCIA

1. Haverá reincidência quando o autor tiver sido sancionado, nos dois anos anteriores, por qualquer infração à disciplina esportiva da mesma natureza ou similar.

2. A reincidência será considerada, em todos os casos, como uma circunstância agravante.

Regulamento de Segurança:

Art. 25 – Proibições – Entrada no estádio e/ ou manipulação antes, durante e depois dos jogos, os objetos listados abaixo são proibidos:

e) Objeto pirotécnico de qualquer tipo e/ ou forma de ativação.

g) Bombas de estrondo.

Como consequência, o clube foi multado em US$10.000,00 e ainda recebeu uma notificação, advertindo que em caso de nova reincidência nestas quartas de final – o Flamengo já havia sido punido pelos acontecimentos na final da Copa Sul-Americana de 2017 -, medidas mais duras seriam tomadas.

Para não sofrer mais qualquer tipo de punição – que pode chegar à perda de mandos de campo em futuros jogos de torneios da CONMEBOL -, o Flamengo faz um pedido à Nação Rubro-Negra: torça com responsabilidade. Seu apoio é fundamental para que nossos atletas busquem as vitórias dentro de campo, e sua consciência na arquibancada é primordial para que o clube não seja punido.

Não jogue objetos no gramado, não danifique ou vandalize as estruturas do estádio, não utilize fogos, bombas, sinalizadores ou qualquer objeto pirotécnico no interior do estádio. Não provoque brigas com outros torcedores, não leve para o estádio faixas, bandeiras, rolos de papel, apitos, guarda-chuvas ou iluminação a laser e ajude a identificar os torcedores que por ventura cometam algum tipo de infração. Os principais prejudicados, caso estas infrações aconteçam, serão o Flamengo e a própria Nação Rubro-Negra.

A torcida rubro-negra é nosso maior patrimônio e já mostrou que pode ser decisiva em diversos capítulos da história centenária do Flamengo. O time precisa do apoio incondicional da Nação: vamos, mais uma vez, jogar juntos.

Retirado de: Lance